A banda Mais Bonita da Cidade abriu a programação da Feira Foto: Reprodução

Em um ano atípico, a 18ª Feira do Livro de Montenegro e 13ª Feira do Livro do Vale do Caí, teve início na noite desta terça-feira, 13, com uma mensagem de superação e muita alegria. Devido à pandemia do novo coronavírus, o tradicional evento que acontece na Praça Rui Barbosa este ano ocorre no formato digital. A abertura foi transmitida através da página da Feira do Livro.

Na solenidade de abertura, a gerente da unidade do Sesc Montenegro, Magda de Azeredo, agradeceu novamente a oportunidade de fazer parte da Feira do Livro. “Este ano um pouco diferente, este ano em plataformas digitais, mas sempre de qualidade, porque a cidade de Montenegro e Vale do Caí, e também agora o país, merecem”, diz.

Sino de abertura foi tocado pela patrona de 2019, Célia Ávila, e pela patrona deste ano, Tatiana do Espírito Santo

A secretária municipal de Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, ressaltou que esse é um momento desafiador, por ser online, mas que ficará marcado na história. “Com muito alegria vamos curtir muito esse momento, essa programação. Vamos fazer desse momento inesquecível”, fala.

Após a cerimônia oficial, teve início uma live com A banda Mais Bonita da Cidade. A banda paranaense de MPB e Indie rock formada em 2009, ficou conhecida dentro e fora do país com o vídeoclipe da música “Oração” composta por Leo Fressato, lançado no YouTube em 2011. Na apresentação o grupo tocou seus grandes sucessos e seus últimos lançamentos. Logo após um bate-papo com a banda.

A patrona da Feira do Livro deste ano é a professora e escritora Tatiana do Espírito Santo, graduada em história, que também já atuou no projeto literário Hora do Conto. Ela tem participação nos livros de literatura infantil “Adaptação das Lendas de Montenegro para Crianças” e “O Menino e a Figueira”. Gerson Tasca, designer gráfico, ilustrador e empresário, foi escolhido como homenageado do evento.

As atividades da Feira seguem até este sábado, 17, com apresentações teatrais, bate-papos, Cine Drive-In, contação de histórias, lançamento de livro, sarau, oficinas de arte, e muito mais. Eles ocorrerão em três principais maneiras: drive-in, live e gravado com bate- papo ao vivo no final, sem contar uma oficina, que será através da plataforma Zoom. Para participar da programação basta acessar as páginas Feira Do Livro Montenegro no Facebook ou no Instagram.

Confira a programação completa:

14/10 – Quarta-feira

10h – Bate-pato com a patrona Tatiana do Espírito Santo e homenageado Gerson Tasca

15h – Alice além da Toca do Coelho – teatro

17h às 19h – Oficina Corpo – experimentações Diewerson Nascimento – arte e educação

(pela plataforma Zoom, solicitar pelo e-mail [email protected])

*18h30min – Cine drive-in: Eu e meu Guarda-chuva. Exposição virtual de artes visuais

Local: estacionamento da UNISC

20h – Brasil Pequeno Itinerante – teatro

*20h30min – Cine Drive in: Verônica – Exposição virtual de artes visuais

Local: estacionamento da Unisc

* Retirar ingressos para cine dive-in no SESC, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis por carro.

 

15/10 – Quinta-feira

10h – Contação de histórias com Milene Barazzetti – literatura

15h – Clarice Matou os Peixes – teatro

18h – Lançamento do livro (e-book) – “Ubiraci, uma Aventura no Rio Caí” – Tatiana do Espírito Santo e Gerson Tasca

20h – Que raio de Professora Sou Eu? – teatro

 

16/10 – Sexta-feira

10h – De La Mancha – teatro

15h – Oficina com a patrona Tatiana Espírito Santo – literatura

18h – Sarau da Periferia Cufa de Montenegro – arte e educação

18h30min – Exposições de artes visuais: “Sofá” – Bruna Engel; e “O Mais Lindo Por do Sol do Rio grande do Sul” – Resultado de concurso de fotos realizado pela TV Mon HD. Ambas as atrações serão em formato drive thru. A pessoa passa com o carro, estaciona por alguns minutos e assiste no telão. Local: esquina da rua Capitão Porfírio e rua Santos Dumont

20h – Heverb Poesia – música

 

17/10 – Sábado

9h30min às 11h30 – Oficina com o homenageado Gerson Tasca – literatura

15h – Roda de histórias com a patrona Tatiana e os convidados Milene Barazzetti, Izadora Fontoura e Cássio Borges – literatura

18h – Tiquequê – música encerramento feira

 

Para participar da programação acesse

https://www.facebook.com/feiradolivrodemontenegro/

Instagram: @feiradolivrodemontenegro

(Programação sujeita a alterações)

Deixe seu comentário