Nesta segunda-feira, 2 de setembro, a comunidade montenegrina se despediu de Catarina da Silva Kieling, a Caca, que faleceu aos 7 anos de idade. A pequena travava uma batalha contra o câncer. Ela foi diagnosticada com um linfoma em 2021, e desde então começou uma jornada repleta de desafios.
Após um tratamento intensivo que se estendeu até agosto de 2023, a menina apresentou sinais promissores de recuperação. No entanto, no início de 2024, novos exames revelaram uma nova condição: mielodisplasia. O tratamento para a mielodisplasia envolveu sessões de quimioterapia e internamentos mensais de sete dias. Durante este período, os médicos estavam em busca de um doador compatível para realizar um transplante de medula. Em julho, a situação de Catarina se agravou com o diagnóstico de Leucemia Mielóide Aguda.
Apesar dos esforços contínuos e do transplante de medula realizado no início de agosto, Caca não conseguiu vencer a doença. Ela estava internada há dois meses, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A cerimônia de despedida será realizada no Memorial São João, Sala E, com uma homenagem marcada para às 11h desta quarta-feira, 3 de setembro.