Exposição se estenderá até o Carnaval. FOTO: DIVULGAÇÃO ACOM

Mostra faz uma relação das festas antigas que aconteciam na cidade com a folia em tempos de pandemia

Mesmo não havendo desfiles nem festas de Carnaval devido à pandemia do novo coronavírus, neste ano, a data não passará em branco para aqueles que prestigiam a cultura na cidade. O Museu de Arte de Montenegro (MAM) abre, a partir desta quinta-feira, 4, a exposição “Brinque em Casa”. A mostra fará uma viagem ao passado, mostrando as comemorações de Carnaval no município e relacionando-as com a atual situação das festas de Momo, que foram canceladas em todo o Brasil. A exposição se estenderá até o Carnaval, no segundo fim de semana e fevereiro. A ação estará localizada no hall de entrada da Estação da Cultura, tendo em vista que se trata de um lugar de boa circulação e que possui materiais para profilaxia, como álcool gel e tapete higienizador para o público em geral.

As servidoras Susana Toledo e Susana Becker da Silveira, da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural (Dipahc), fizeram a curadoria da mostra e buscaram unir o Museu de Arte com o Museu Histórico Nice Antonieta Schüler, tendo em vista que o segundo prédio está fechado para visitação neste momento. A exposição reúne quadros do acervo do MAM e roupas e fotografias de Carnaval do Museu Histórico. “Os quadros não necessariamente possuem a temática, mas são compostos por cores e figuras abstratas que remetem ao Carnaval”, ressalta Susana Toledo.

Além disso, máscaras confeccionadas por crianças em uma oficina ocorrida há alguns meses também foram expostas no local, assim como manequins com roupas dos antigos carnavais. Junto deles, máscaras descartáveis, muito usadas neste momento de pandemia, foram personalizadas e ajudam a compor o cenário. “Estamos tentando unir o passado e o presente”, revela Susana Silveira.

Deixe seu comentário