Espaço voltado para as agroindústrias é sempre destaque na feira. FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Participação deve ser encaminhada até dia 31 e depende ainda de processo de seleção

Segue até o dia 31 deste mês o prazo para a inscrição de agroindústrias familiares na Expointer 2019, que acontecerá de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Conforme a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande no Sul (Fetag-RS), podem se inscrever para participar do Pavilhão da Agricultura Familiar agroindústrias familiares, produtores de flores e de artesanatos rurais.

Doces Vapor Velho, de Montenegro, estreou ano passado na Expointer e já se inscreveu para a edição deste ano . FOTO: Arquivo/Jornal Ibiá

Para realizar a inscrição, o empreendedor rural deve ir ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município, até o dia 31 de maio. Após o encerramento das inscrições, as fichas cadastradas passarão por um processo de seleção. Segundo nota divulgada pela Fetag-RS, esse procedimento leva em consideração alguns critérios como ter condição de legalidade tributária, sanitária e ambiental em conformidade com a legislação vigente e para as agroindústrias, em especial, estar inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF).

Quem já encaminhou sua inscrição para a edição deste ano da feira é a agroindústria montenegrina Doces Vapor Velho. O empreendimento familiar que produz geleias de laranja, bergamota, bergamota com pimenta e também casquinha de laranja cristalizada fez sua estreia na Expointer no ano passado e colheu bons resultados. O empreendedor Charles Leonardo Kauer diz que a participação em 2018 rendeu vendas acima do esperado e contatos comerciais. “Já estamos nos preparando para este ano. Espero ser melhor que ano passado”, reforça.

“Este é um momento de preparação das agroindústrias para o maior evento do ano no estado. A federação sempre acompanha e disponibiliza suporte aos agricultores para que possam mostrar ao mundo o melhor da agricultura familiar”, afirma o assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Fetag-RS, Jocimar Raioli. O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (SEAPDR), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fetag, Emater-RS/Ascar, Via Campesina e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf).

Deixe seu comentário