Expointer é a maior feira agrícola a céu aberto na América. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 2, entidades do setor agrícola gaúcho e co-promotoras decidiram pelo cancelamento da edição 2020 da Expointer. Foi uma decisão em comum acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em virtude do crescente risco sanitário da pandemia Covid-19. A definição ocorre após insistência em manter o evento em Esteio, sendo que duas datas chegaram a ser divulgadas.

Já as provas técnicas de associações de produtores e atividades de julgamento de animais serão prioritariamente mantidas, mas observados os protocolos de saúde pública e sem a participação de público visitante. A Secretaria e as entidades reafirmam a importância da exposição agropecuário – maior feira do setor a céu aberto da América Latina – para a sociedade gaúcha.

A Expointer é ainda um dos maiores palcos da agricultura e da pecuária familiar gaúcha, tendo reconhecimento mundialmente pela sua excelência e qualidade. Isso justifica que não seja realizada sem suas condições ideais, colocando em risco a vida de todos, defende a Fetag-RS.

Outro fator que pesou foi que a participação requer tempo e investimento dos expositores; o que ficou prejudicado pela incerteza e datas alteradas. Em virtude disso, é considerado que este foi o momento correto para que a decisão fosse tomada, e já se inicie o planejamento da edição 2021 da feira.

Deixe seu comentário