Uma das principais conquistas em 2019 foi a Summer 48K, com a equipe PA. Fotos: arquivo pessoal Débora Vargas

Corrida. Débora e Denise fazem balanço de 2019 e traçam metas para o próximo ano

Competitivas, incansáveis e muito unidas, as irmãs Débora e Denise Vargas encerram 2019 com muitos quilômetros percorridos, troféus e aprendizados. Expoentes do atletismo em Montenegro, as duas atletas se acostumaram com o pódio, seja no frio ou no calor, elas estão sempre no pelotão de frente, brigando pelas primeiras posições. No próximo ano, a dupla estará mais unida do que nunca.

Nas últimas temporadas, as irmãs correram por vários grupos e assessorias. Para 2020, elas optaram pela independência e vão competir “por elas”, sem participar de nenhuma assessoria. “Já corremos por muitas equipes, agora vamos correr por nós. Ano novo, vida nova. Às vezes, os ciclos precisam ser fechados. Tudo na vida é resultado”, declara Débora.

As mudanças vão além do “escudo” defendido pela dupla. Neste ano, Débora disputou praticamente todas as provas no percurso de 10 km. No novo ciclo, a atleta vai correr no trajeto de 3 km. “Quando comecei a competir, fazia 3 km. Aos poucos, fui aumentando a quilometragem. Tenho mais explosão que resistência, então acho que voltar para os 3 km será melhor para mim”, avalia Débora.

Em 2019, Débora e Denise disputaram a prova Ponta do Papagaio, no estado de Santa Catarina

Denise continuará correndo nos 5 km. Sua mudança maior para a próxima temporada será na forma de projetar as provas. “Aprendi muito neste ano. Em 2020, não quero pensar nos adversários. Meu principal objetivo será a minha própria superação. Estou com expectativas muito boas para o próximo ano”, afirma.

Apesar de não defenderem nenhuma equipe em 2020, as irmãs ingressaram em um grupo de Porto Alegre para realizar os treinamentos. Mas engana-se quem pensa que a dupla se desloca até a capital gaúcha para correr. Elas recebem os treinos e orientações por meio do celular e realizam as sessões em Montenegro. “Recebemos os treinamentos semanalmente via aplicativo. Nossos treinos são bem diferentes, mas sempre treinamos juntas”, destacam as corredoras.

O calendário da dupla para o próximo ano já está planejado. As irmãs pretendem disputar as oito etapas do Circuito dos Vales, a Volta do Lago Negro, em Gramado, e a Summer 48K, no litoral. Além disso, Débora e Denise também vão participar de provas em Montenegro, como a tradicional Poker Running Day e o Open Riograndense (caso as duas corridas sejam realizadas em 2020).

O balanço da dupla em 2019
Entre os inúmeros quilômetros percorridos pelas irmãs neste ano, alguns trajetos ficarão para sempre na memória. No litoral, elas foram campeãs da Summer 48K com a equipe PA Runners, no final de novembro, no percurso de 25 km. Na prova, Débora e Denise formaram um quinteto com Mauriceia de Souza, Patrícia Atkinson e Rose Santos.

A dupla encarou uma corrida no frio de -1 grau, em Gramado, no mês de julho

Também pela PA, as irmãs Vargas subiram ao topo do pódio na Volta do Lago Negro, em Gramado. Elas correram em um sexteto da equipe no trajeto de 15 km. Ainda na belíssima cidade da Serra gaúcha, no mês de julho, Débora e Denise encararam o frio de -1°C na primeira edição da Corrida Noturna de Gramado. Nessa prova, Débora conquistou o terceiro lugar no percurso de 10 km e Denise ficou na terceira posição do trajeto de 5 km.

A dupla também disputou o Circuito dos Vales em 2019. Das cinco etapas da disputa, elas participaram de três. Mesmo assim, obtiveram bons resultados na classificação final. Denise foi vice-campeã da competição nos 5 km e Débora fechou o circuito na quarta posição geral nos 10 km. Nos anos anteriores, as irmãs participavam do Circuito Sesc de Corridas. “A prova (do Circuito dos Vales) em si é mais difícil, tem muitas lombas”, compara Débora.

Em Montenegro, elas disputaram nesta temporada a Poker Running Day, a Rústica de São João e a Corrida em prol do Hospital Montenegro. Pela região, as irmãs correram a tradicional rústica de Maratá e a corrida da Transcitrus. A dupla ainda disputou a prova Ponta do Papagaio, no litoral de Santa Catarina.

Deixe seu comentário