Reunião ocorreu na manhã dessa quarta-feira

Reunião agendada pelo vereador Gustavo Oliveira (PP) reuniu nessa quarta-feira, 25, na Câmara de Vereadores representantes do Departamento de Turismo, da ACI, do Sindilojas, da Fundarte e da Amarti para debater o planejamento do Natal é Arte de 2022, em Montenegro. Recentemente, por iniciativa da ACI, uma comitiva do Município visitou Dois Irmãos, cidade que é referência no Estado em decoração e programação natalina, e trouxe algumas inspirações.

“Nós queremos tentar unir esforços de todas as entidades para a gente conseguir fazer um Natal mais bonito e que envolva toda a cidade. Nós temos tudo para fazer algo mais planejado neste ano para que, a cada ano, a gente consiga evoluir mais”, destacou Oliveira. Dentre os pontos debatidos nessa quarta, estavam a possibilidade de centralizar a decoração em um só ponto da cidade; o de ter atração no Centro que seja incentivo ao Comércio, com um horário estendido de atendimento nas lojas; um envolvimento maior das escolas; a compra e o aluguel de decoração; e as atrações artísticas.

Segundo o diretor do Departamento de Turismo, Jaime Buttenbender, o Município está em fase de captação de orçamentos da parte dos enfeites que serão efetivamente adquiridos pela Prefeitura. São as instalações menores, que não dependem de grande espaço para armazenamento, como mangueiras de led e algumas luzes. O restante – dentre os itens projetados está uma fonte de águas dançantes – voltará a ser alugado. “Vamos concentrar essas decorações na Praça Rui Barbosa e na Ramiro Barcelos”, comentou.  Já o palco para as apresentações artísticas e a casa do Papai Noel, nos moldes do ano passado, devem ficar na Estação da Cultura.

Foi essa parte cultural – das atrações no palco e as itinerantes, pela cidade – que acabou tomando a maior parte da reunião. Com a ausência da diretora do Departamento de Cultura e de representante do Sesc, o grupo concordou em promover um novo encontro na segunda-feira, na ACI, para seguir discutindo o assunto. A ideia é entender o que a Fundarte e o que o Sesc teriam de disponível de atrações para desenhar, ao lado da proposta de decoração, o que será feito e o que pode ser encaminhado com incentivos e apoio a artistas locais. Segundo Buttenbender, há uma empresa interessada em organizar algum projeto para captar recursos à programação de Natal.

“Essa foi uma chance de a gente conseguir conversar para darmos os primeiros passos para criar uma coisa organizada e que valorize as artes e os artistas de Montenegro”, resumiu o vereador Gustavo. A próxima reunião do grupo, segunda-feira, deve ocorrer na sede da ACI.

Deixe seu comentário