Orquestra de Sopros ACEFH de Harmonia participou especialmente do novo trabalho da Super Banda Choppão. Foto: Divulgação

Comemoração. Grupo lança novo DVD com participações especiais e cultivo das tradições alemãs

Uma das mais tradicionais bandas com repertório alemão no Brasil, a Super Banda Choppão comemora 35 anos de trajetória e bailes por todo o País. Seja no Kerb, em bailes e na Oktoberfest, os nove músicos do grupo, que surgiu em Montenegro, agitam o público por onde passam. Para comemorar, em maio foi lançado o DVD 35 Anos de História, gravado em Desvio Blauth, na cidade de Farroupilha.

A história da Choppão começou em 1983, quando realizou seu primeiro show em Porto Alegre. De acordo com Fernando Schönell, foram 17 anos apresentando o repertório alemão no Restaurante Choppão, que ficava no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre. “Conquistamos as pessoas com a originalidade, carisma e identidade alemã”, afirma o Schönell.

Tecnologia e inovação estão presentes nos shows e palcos por onde a Super Banda Choppão passa. Mesmo com as mudanças tecnológicas, o grupo preserva a cultura alemã, principal inspiração musical. “Um baile da Super Banda Choppão é uma festa de folclore e alegria, que engaja o público por meio de um mix musical, que incorpora melodias típicas e clássicas a arranjos modernizados”, destaca Fernando.

Durante esses anos de estrada, foram 11 CDs e três DVDs gravados pela banda, com músicas autorais e releituras das mais animadas e importantes músicas alemãs, que embalam os passos do público nos salões de baile.

Recordar os melhores momentos é viver
A primeira gravação da Super Banda Choppão ocorreu m 1984, quando foi lançado LP “Banda Do Choppão”. Os discos eram vendidos apenas no restaurante, em Porto Alegre.

Onze anos depois, em 1995, surge o segundo LP e o primeiro CD independente, o “Kerb Musik”. “Este trabalho veio para conquistar espaço entre as bandas típicas de músicas alemãs”, comenta Fernando Schönell. Já em 1997, o terceiro trabalho, “Oktoberfest I”, rendeu os primeiros convites para as maiores e mais tradicionais festas típicas do Brasil e da Argentina.

Durante o ano de 1999 é gravado o CD “Oktoberfest II”, marcando a história da Banda Choppão, que iniciou suas turnês, deixou de tocar no Restaurante do Choppão e passou a se chamar de Super Banda Choppão. Na virada do século, em 2000, o quinto CD “Oktoberfest III” traz o sucesso Jetzt Geth’s Los.
O disco número seis veio em 2003. “Kerb em Harmonia” foi a primeira música cantada somente em português. Para os festeiros que gostam de dançar, o grupo lançou “Só Quero Festejar”, o sétimo CD da Banda.

Em 2006, a Super Banda Choppão recebeu o prêmio “Vitor Mateus Teixeira”, sendo reconhecida como “Melhor Banda Típica Alemã” do Estado do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, estreou o oitavo CD e também o primeiro DVD, batizado de “O Melhor das Grandes Festas”.

Para marcar a nova fase dos músicos “Festa E Alegria” surge como nono trabalho, em 2008. Naquele ano, o grupo recebe ainda o Disco de Ouro da gravadora ACIT, por sua participação na Coletânea da Festa da Uva 2008. A repercussão do excelente trabalho dos músicos rendeu, em 2010, o segundo Prêmio “Vitor Mateus Teixeira”, novamente como a “Melhor Banda Típica Alemã” do estado.

Durante 2013 ocorreu o duplo lançamento dos novos CD e DVDs, incluídos no Projeto Cultural Einwanderer. Um dos DVDs trouxe o documentário sobre as festas alemãs animadas pela Super Banda Choppão no Brasil e pelo Mercosul.

Há três anos os músicos criaram o trabalho número 11, “Super Banda Choppão te faz feliz”, um disco com melodias inéditas. Em maio de 2019 foi lançado o DVD comemorativo “35 Anos de História”. As gravações aconteceram durante o baile do Grupo de Danças Blauthschneiss Wolkstanzgruppe, em Farroupilha. Participaram do trabalho o Coral Municipal de Harmonia e a Orquestra de Sopros ACEFH de Harmonia.

Deixe seu comentário