Foto: Divulgação/Sicredi

Como instituição financeira da comunidade, a Sicredi Ouro Branco desenvolve o Programa Educação Financeira nas Escolas, que visa contribuir para uma melhor gestão financeira na vida de estudantes e da comunidade. Lançado neste ano o Programa foi desenvolvido nas escolas dos municípios de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Harmonia, Taquari e Triunfo, contando com o acompanhamento de colaboradores da Cooperativa, juntamente com uma assessoria pedagógica contratada. Contemplou 700 alunos, 170 professores e 1.200 pais e comunidade escolar.

Foram 340 horas de formações realizadas em dez escolas, contemplando 25 turmas. O programa está alicerçado em dois dos sete princípios do cooperativismo, são eles: Educação, formação e informação; e Interesse pela comunidade. Através das formações, os estudantes desenvolveram projetos nas suas escolas, com base nos sonhos individuais e coletivos.

Durante a programação da 1ª Conferência Regional de Educação Financeira nas Escolas, ocorrida no dia 22 de novembro, os estudantes apresentaram seus projetos, socializando seus aprendizados. Estiveram presentes os professores, coordenadores e diretoras das escolas participantes, secretários de educação dos municípios integrantes do Programa, assessoria pedagógica, diretoria, gerentes de agências e colaboradores da Cooperativa. Após a conferência, os gestores dos municípios participantes avaliaram as atividades realizadas durante o ano e planejaram as ações para o próximo ano.

Em 2020 o Programa projeta expandir a sua atuação em mais três municípios. Além de Bom Retiro do Sul, Fazenda Vilanova, Harmonia, Taquari e Triunfo, participarão Brochier, Marata e São José do Sul. Desta forma a Cooperativa ampliará a disseminação da educação financeira em mais comunidades escolares.

Segundo o Presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, a educação financeira é uma bandeira para o Sicredi e muito relevante para que haja um aumento da consciência sobre a importância de ter uma vida financeira equilibrada. “Ser de fato um parceiro dos associados e comunidade e estar ao lado deles é um dos compromissos fundamentais do Sicredi, pois são informações precisas, escolhas conscientes e uma vida financeira equilibrada, com gastos controlados e administrados, que impactam na qualidade de vida de uma sociedade”, finaliza.

Deixe seu comentário