Celebrar a Semana Farroupilha é nutrir e preservar a cultura gaúcha, mais do que isso: é espalhar ela. Assim como a Chama Crioula que se expande pelos rincões riograndenses, o apreço pelo tradicionalismo é levado aos mais variados públicos durante as celebrações farroupilhas. Em São José do Sul não é diferente, com uma ação do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Peleadores do Sul levando os alunos da rede municipal de ensino e da rede estadual de ensino para uma imersão na cultura gaúcha.
Os estudantes são recebidos no Ginásio Municipal Reinaldo Alcido Kremer, em Dom Diogo, pelo patrão do CTG Peleadores do Sul, Oscar Klinger da Rosa. O tradicionalista, então, demonstra com é feita a encilha de um cavalo e fala sobre os cuidados com o animal. Após há uma oportunidade que deixa os alunos de olhos brilhando: dar uma breve volta de cavalo. Oscar, que tem o título de Cavaleiro Rio-grandense, também compartilha um pouco de suas experiências em longas viagens em busca da Chama Crioula.
Há, ainda, um momento mais informativo. É quando os alunos ouvem um pouco sobre a simbologia da Chama Crioula e recebem informações sobre a Revolução de 1923 – que é o tema da Semana Farroupilha de 2023 – e descobrem quem eram os maragatos e os ximangos.
Segundo Oscar, o momento com as escolas é importante para a cultura gaúcha. “Se nós deixarmos (de lado) e não explicar para a gurizada, essas crianças vão ficando grande e não vão se apegar ao tradicionalismo”, comentou. Ele ressaltou que busca fazer com que os alunos tomem gosto pela cultural. “Nós entretemos eles por um bom tempo falando sobre tradicionalismo”, garantiu.
Professora da turma de 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Valéria Maria Kirch, Normi Maria Pellenz da Silva, destacou a importância da imersão vivida pelos estudantes. “Se torna uma vivência prática. O que a gente fala na sala de aula fica na imaginação. No momento em que eles vêm aqui, eles têm a vivência concreta daquilo que a gente aprendeu”, afirmou. Ela salientou que os estudantes adoraram poder ter contato com um cavalo e que, a partir desse entusiasmo, já surge a ideia de incentivar isso em outro projeto.
Confira a programação da Semana Farroupilha nas cidades da região clicando aqui.