Em busca de uma solução para o problema da falta de transporte para alunos que moram fora de Montenegro, os estudantes da Uergs voltaram a se mobilizar. Uma reunião com o deputado estadual Matheus Gomes, do PSOL, aconteceu na noite dessa quarta-feira, 15. Eles destacaram para o parlamentar a importância da garantia do transporte.
A iniciativa de buscar ajuda junto ao deputado veio da estudante Natália Brock. Ela conta que os alunos conseguem chegar à Universidade, mas não voltar para casa. “A partir do momento que a Vimsa cortou o ônibus são várias pessoas nessa situação e a gente não sabe o que fazer”, pontuou. A alternativa tem sido buscar caronas com colegas, mas Natália destaca que não é a situação ideal. “Todo mundo quer ter a sua vida e a sua independência e uma pessoa que está dando carona está só sendo solicita, ela não tem essa obrigação”, afirma.
No ano passado, a Vimsa chegou a retomar uma linha teste após ações do diretório acadêmico, com reuniões e uma audiência pública protocolada através da Assembleia Legislativa do Estado. No entanto, o ônibus foi cortado com a alegação de que não havia demanda de passageiros suficientes. “Eles retomaram e não divulgaram o horário. Esse ônibus não é só utilizado por alunos da Uergs, é utilizado por toda a comunidade. Então nós entendemos que há sim demanda”, enfatiza Natália.
Para o deputado estadual Matheus Gomes, esse era um tema que já deveria ter sido resolvido pela Prefeitura, pois é uma demanda real da cidade. “Nós viemos para dialogar com os estudantes e professores e pressionar a empresa e a Prefeitura. Eu acho que era algo para ter tido uma resolução diferente, mas como não teve, daqui pra frente a gente vai tentar uma resolução”, pontuou. O parlamentar destacou, ainda, que ira buscar fortalecer as ações dos estudantes que já estão na justiça. “Estudar é um direito e ter o transporte para isso é uma obrigação de uma instituição pública”, conclui.