Durante um quadro de pandemia de doença nova, a informação é o primeiro remédio eficaz. E desde quinta-feira, 26, os gaúchos podem acompanhar passo a passo o avanço da Covid-19 em seu estado, usando a ferramenta digital que localiza os casos no mapa. O boletim atualizado diariamente é um panorama da situação epidemiológica do vírus, que pode ser acessado e utilizado por profissionais de saúde, de comunicação, área acadêmica e população em geral.

O informe epidemiológico é elaborado pelo Centro de Operações em Emergência (COE). Na atualização entre 17 e 18 horas da quinta-feira, o total de casos confirmados havia avançado para 186. A contagem iniciou no dia 9 de março, data da primeira confirmação de Covid-19 no RS. E os dados merecem minuciosa avaliação, com verdades sendo expostas.

Um deles diz respeito à faixa etária dos diagnosticados, onde a maior parte se concentra entre 20 e 69 anos de idade. Isso pode ser explicado por nesta faixa concentrar a maior parte da população economicamente ativa. Por outro lado, a única morte registrada (até a tarde desta quinta-feira) é de uma mulher de 92 anos, o que reitera os idosos como grupo de maior risco.

Já os jovens podem contrair e serem assintomáticos, porém funcionarem como vetores que transportam e espalham o Coronavírus. Ainda que nos Estados Unidos tem chamado à atenção o grande número de adolescentes contaminados. Na avaliação por gênero, os homens são os mais atingidos (105 a 68 casos).

Todavia, o número assustador está no gráfico Número Total de Confirmados por Data de Coleta. Este índice acumulado sobe vertiginosamente, com um pico de avanço a partir do dia 17 deste mês, passando dos 80 para 186 casos no dia 24 (terça-feira). Isso representa que os casos confirmado mais do que dobraram em seis dias. Já o gráfico “Número de Casos por Data de Coleta” mostra uma redução; todavia é preciso considerar que nesta semana os testes passaram a ser realizados somente nos casos graves com entrada em UTI. Isso aconteceu após a declaração de situação de transmissão comunitária do novo coronavírus. Acesse os dados pelo endereço http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ .

Deixe seu comentário