O espetáculo é uma divertida versão de Macbeth escrita por Willian Shakespeare em uma versão desconstruída pelos atores do Coletivo Órbita

Neste fim de semana, o Coletivo Órbita apresenta o espetáculo infantil premiado “MACBETH e o REINO SOMBRIO”. A peça fará duas apresentações dentro da programação da “V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres”, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A primeira sessão aconteceu nesta sexta-feira, 4, e amanhã, sábado, 5, acontece a segunda, às 15h no Teatro Glênio Peres, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

O espetáculo é uma divertida versão de Macbeth escrita por Willian Shakespeare em uma versão desconstruída pelos atores do Coletivo. O intuito de aproximar a obra da linguagem popular, com o cuidado em manter a sequência e poética original das cenas escritas pelo dramaturgo inglês. Para isso, os atores utilizam diferentes técnicas corporais, transitando entre as artes circenses, a contação de histórias e o teatro, trazendo o lúdico em sua potência máxima para a cena.

Após sua estreia em Porto Alegre em 2018, o espetáculo e o Coletivo (que nasceu em Montenegro) tiveram uma rápida ascensão no meio teatral gaúcho, sendo agraciados com 7 indicações no Prêmio Tibicuera de Teatro infantil, conquistando os cinco prêmios principais: melhor espetáculo, melhor atriz para Camila Pasa, melhor ator para Rodrigo Waschburger, melhor ator coadjuvante e melhor direção para João Pedro Decarli. Neste ano, a peça foi convidada e participou do Festival Palco Giratório RS promovido pelo SESC, da primeira edição do TÉTI (Festival de Arte e Cultura para a Infância) em Caxias do Sul, Festival de Teatro infantil em Cascavel (PR) e 26º Porto Alegre em Cena, concorrendo na Mostra Braskem em Cena voltada aos espetáculos locais, tendo sido agraciada com o Prêmio Braskem, na categoria Destaque para a pesquisa da linguagem de teatro para crianças com a obra de Shakesperare.

As apresentações serão gratuitas. Para fazer reserva de senhas, é preciso enviar e-mail para memorialcmpa@camarapoars.gov.br, informando a quantidade e pessoa responsável pela retirada.

Sinopse
Os generais de guerra Macbeth e Banquo voltam triunfantes de uma batalha contra a Noruega. Passando por um pântano, se deparam com três bruxas que lhes apontam algumas previsões: Macbeth será barão de Cawdor e futuramente rei. E Flaêncio, filho de Banquo, também será rei. A ambição de Macbeth e de sua esposa, Lady Macbeth, diante das profecias das bruxas os leva a cometer um gesto de traição contra o rei, gerando tempestuosos conflitos.

Ficha técnica

Entrada: franca
Duração: 50 min
Classificação: Livre
Texto: uma adaptação de Macbeth de William Shakespeare, realizada por João Pedro Decarli
Direção: João Pedro Decarli
Elenco: Camila Pasa, João Pedro Decarli e Rodrigo Waschburger
Criação de trilha sonora original e operação de som: Rafael Decarli
Criação e operação de luz: Bathista Freire

Deixe seu comentário