Mapa mostra precipitação atmosférica entre 70 e 90 mm na maioria dos municípios

A chuva dos próximos dias deve amenizar a estiagem no Rio Grande do Sul, de acordo com o Relatório Oficial nº 19, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, a Emater-RS e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Entre a quinta-feira, dia 21, e este sábado, dia 23, a propagação de uma frente fria vai gerar grandes áreas de instabilidade. Elas provocarão chuva intensa na maioria das regiões, com altos volumes acumulados, mas também associados a temporais com fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo.

No domingo, 24, a nebulosidade ainda vai predominar, com pancadas de chuva em todo o Estado. Na segunda, 25, e na terça-feira, 26, haverá pancadas somente na Metade Leste, com tempo firme e temperaturas amenas no restante do Estado. A próxima massa de ar seco e frio deve chegar na quarta-feira, 27, afastando a nebulosidade e provocando o declínio das temperaturas.

Os volumes de chuvas previstos para os próximos sete dias deverão amenizar a condição de estiagem na maior parte do Rio Grande do Sul. Precipitação atmosférica inferior a 50 milímetros (mm) somente nos Campos de Cima da Serra. No restante do Estado, os totais esperados deverão oscilar entre 70 e 90 mm na maioria dos municípios.

A situação das culturas de soja, milho, arroz, feijão, olerícolas, frutícolas, erva-mate, fumo, pastagens, ovinocultura, piscicultura, pesca artesanal, bovinoculturas de corte e leite estão no relatório completo, que pode ser consultado aqui.

Deixe seu comentário