Escritora montenegrina lança livro infantil

Na última semana, a escritora montenegrina Célia Ávila lançou seu sétimo livro, intitulado Emília Aventureira. Geralmente, Célia escreve poemas. Esta é sua primeira obra direcionada para crianças em fase de alfabetização, além de ser o primeiro livro colorido. Célia explica que pediu para sua irmã, Geni Ávila, realizar as ilustrações da obra. “Ela não tem qualificação para desenhar, tem o dom, mas nunca aperfeiçoou”, explica. Mesmo assim, achou a ideia de manter seus desenhos originais interessante. “Eu achei adequado os desenhos dela, porque as crianças também não desenham como os artistas e vão se identificar”, acrescenta. O livro vai ser oficialmente lançado na Feira do Livro de Montenegro, no dia 4 de outubro, às 18h30min.

Em resumo, Célia conta que a inspiração para escrever o livro veio de uma de suas filhas, Luciane Isabel, que como todos os outros, é professora. Neste ano, saiu da supervisão de uma escola para lecionar aos primeiros anos, justamente nas séries de alfabetização. Com uma roupa de Emília, Luciane realizou um projeto com os alunos. Foi a partir daí que Célia decidiu escrever um livro sobre a personagem, com intuito de ajudar a filha e outros professores durante a alfabetização.

Célia diz que o livro é o primeiro dedicado à alfabetização, sua paixão

“Eu tenho uma paixão por alfabetização. Eu me emociono de verdade quando eu vejo um neto meu ou qualquer criança lendo pela primeira vez, que é quando estoura aquela bolha e a criança conhece o mundo. A fase mais importante de toda a educação de uma pessoa é quando ela se alfabetiza”, ressalta a escritora.

No enredo do livro, a boneca de pano Emília, muito curiosa, tomou uma pílula e aprendeu a falar. Desde então, decidiu conhecer novos lugares e a partir daí, inicia sua aventura que segue até a última página da obra literária.

Últimas Notícias

Destaques