O escritor montenegrino concorre ao prêmio com pesquisa sobre super-heróis na promoção de resiliência

Gelson Weschenfelder participa de concurso com pesquisa científica

O escritor montenegrino Gelson Weschenfelder, 39, mais conhecido como o Filósofo dos Quadrinhos, está concorrendo ao Prêmio Rede Sapiens. A Rede tem o objetivo de evidenciar pesquisas científicas produzidas no Rio Grande do Sul à sociedade, valorizando o conhecimento e seu poder transformador com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. Serão duas categorias para premiações. A pesquisa que tiver mais número de empresas mostrando interesse na mesma e o prêmio de vídeo mais visto.

Graduado em filosofia e mestre em educação, Weschenfelder criou uma intervenção usando os super-heróis como tutores de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco. “Uso os super-heróis como uma fonte de inspiração, onde os jovens visualizam que os super-heróis também já passaram por alguma adversidade social e que eles também irão resolver as situações em que vivem”, explica.

Para Gelson, o primeiro passo é superar as dificuldades da vida. Após, cada aluno, com auxílio do escritor, cria sua história, onde eles mesmos são os personagens principais, criando assim, soluções para os problemas vivenciados.

Weschenfelder comenta que ser indicado a mais um prêmio mostra que ele está no caminho certo. “É sempre bom saber que a pesquisa que realizo está tendo impacto social e transformando vidas. Ainda mais em um momento completo de nossa história onde a ciência em nosso país está sendo desvalorizada e não reconhecida”, pontua.

O sentimento, para ele, é de gratidão. “Estar sendo indicado e poder estar concorrendo entre grandes pesquisadores de diversos centros de pesquisas gaúchas é uma honra e um enorme privilégio. É um espaço para divulgar a ciência mostrando que ela é algo sério. Temos conquistado avanços e inovações no Estado”, conclui.

Para dar uma olhada no vídeo de Weschenfelder que está concorrendo à premiação acesse https://umov.me/redesapiens/os-super-herois-das-historias-em-quadrinhos-como-recursos-para-a-promocao-de-resiliencia-em-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-risco/. O valor que cada ganhador receberá será divulgado nas plataformas da Rede Sapiens até o dia 30 de maio.

Deixe seu comentário