Escola Álvaro de Moraes resgata e festeja 80 anos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Álvaro de Moraes resgata e festeja 80 anos, revelando uma trajetória que se funde com a história de 150 anos de Montenegro. Especialmente pelo fato do embrião do educandário do bairro Ferroviário ter surgido há mais de oito décadas, e remontar aos tempos de glória do trem e do descobrimento da bergamota Montenegrina. A data oficial do decreto de criação é 28 de maio de 1943, por tanto, comemorado neste domingo. Mas ao longo da semana a comunidade realizar inúmeras ações didáticas, com recuperação desta história, e eventos festivos.

Escola Álvaro de Moraes - Montenegro - comemora 80 anos - 2023
Alunos do Currículo conheceram em vídeo histórias de uma Álvaro de Moraes das antigas

A atual diretora, professora Daíse de Moraes, apresentou uma pesquisa que revela o surgimento como “Escola Municipal Nº 24”, instalada no Moinho Montenegro e tendo como primeira sede a estrebaria da fazenda da família Renner, no local onde hoje é o 5º BPM (rua Osvaldo Aranha). Todavia, as datas exatas não foram recuperadas; tendo dados parciais de um período entre 1935 e 1942; além de registro profissional da docente Ida Schulke atuando naquela área em 1921.

mas pode revidar se o outro também errar.
Quem erra toma torta na cara…

 

 

 

 

 

Neste período ela foi itinerante, de casa em casa, atendendo os moradores da região entre os hoje bairros Olaria, Ferroviário, Progresso e São João (especialmente os filhos dos funcionários da rede férrea). Todavia, há uma hipótese da Cel. Álvaro de Moraes ter nascido da aglutinação de vários pequenos núcleos educacionais, em fevereiro de 1942. Então em maio de 1943 foi nomeada oficialmente, com descerramento da placa, em prédio na rua Menino Deus.

A Escola foi repassada à Rede Estadual em 1954; e em 1959 se instalou em definitivo no número 67 da rua Prospero Mottin, após ter ocupado vários endereços pelo bairro Ferroviário. O terreno foi vendido (por preço mínimo) pelos empresário Próspero Mottin e Manoel de Souza Moraes. E em 1980, a designação Grupo Escolar passa para Escola Estadual, sempre homenageando o administrador municipal Coronel Álvaro de Moraes.

Semana de histórias, competição e “baladas”

Entre as atividades pelos 80 anos foi realizada uma gincana recreativa; interséries esportiva; visita e contação de histórias por ex-alunos e ex-professores. Entre os alunos da Àrea – 5º ao 9º Ano – na quarta-feira, 24, rolou um Quiz com Torta na Cara sobre a História do Álvaro.

Nesta quinta-feira, 25, tem exibição de vídeos com relatos históricos, inclusive pais que foram alunos, seguido de uma “mesa compartilhada” e o Abraço na Escola. Na sexta-feira, 26, não haverá aula e a noite; sendo que os alunos do Currículo (1º ao 4º) terão festinha com brinquedos infláveis e “Baladinah”; e os maiores e convidados, a partir das 18h30min, participam da “Balada do Álvaro”. A última atividade será uma Missa, no sábado, dia 27, 15h30min, na Capela do Espírito Santo.

Últimas Notícias

Destaques