O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira (21), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 no Diário Oficial da União. A principal mudança para esse ano é a alteração no tempo para realização da prova de Matemática e Ciências da Natureza, que incluem química, física e biologia. Os estudantes terão 30 minutos a mais para a realização dessa etapa, que passa de 4h30min para 5h.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. O valor da inscrição se mantém o mesmo de 2017: R$ 82,00. Os alunos isentos de 2017, mas que faltaram nos dois dias de prova e não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada após recurso, deverão pagar a taxa de inscrição em 2018.

A justificativa de ausência no exame do ano passado deve ser feita entre as 10h do dia 2 de abril e 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.

As inscrições para o Enem 2018 serão realizadas entre os dias 7 e 18 de maio. Entre os dias 2 e 11 de abril ocorre o período da solicitação da isenção, através do site https://enem.inep.gov.br.

Têm direito à gratuidade:

– Estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública;
– quem fez o Encceja e conseguiu a proficiência nas áreas em que se inscreveram;
– quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista na rede privada e tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– os candidatos que declaram estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda;
– o participante que está inscrito no CadÚnico.

Imprevistos
Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.

Cronograma do Enem 2018:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
Inscrições: 7 a 18 de maio
Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro
Divulgação dos resultados individuais: Janeiro de 2019 (data a confirmar)

Deixe seu comentário