Será possível acampar no Sítio Peixinho da Horta. Foto: Arquivo Pessoal/Sebastían Martinez

Equinócio. Evento terá palestras e oficinas durante todo o final de semana

Equinócio: “o dia igual a noite”. No dia em que o sol no seu movimento aparente cruza sobre o equador celeste, irá ocorrer o encontro do Equinócio – Ciência e Filosofia na prática da agricultura, no Sítio Peixinho da Horta, em Pareci Novo. O evento inicia na próxima sexta-feira, 20, e segue até o domingo, 22, com uma programação repleta de debates, trocas, ensinamentos e oficinas.

Sendo o momento do ano em que ambos hemisférios terrestres encontram-se igualmente iluminados pelo sol, o equinócio tem grande poder sobre a vida terrestre. Este será o equinócio de outono, e segundo um dos organizadores do encontro, Sebastían Martinez, os equinócios, assim como os solstícios, são dias de grande importância ao longo do ano, que marcam o início e o fim dos ciclos que determinam a evolução da vida na Terra.

Sebastían é produtor rural, e relata que o Sítio é uma área rural que pratica a agricultura orgânica e está em processo de transição para a biodinâmica. “A motivação para o evento surgiu a partir da necessidade de nos aprofundarmos do conhecimento de astronomia, e a aplicação que ela tem na agricultura, e porque ela faz parte do nosso cotidiano, do nosso dia-a-dia. Na agricultura aerodinâmica nos guiamos por um calendário astronômico”, comenta.

Sobre o equinócio e a sua intervenção na agricultura, o produtor conta que a agricultura se guia pelo calendário astronômico. “A agricultura surge há 12 mil anos atrás na Capadócia, e está estritamente vinculada ao que seria a observação dos astros. Ao longo da evolução da humanidade a astronomia esteve estritamente ligada ao nosso movimento, é um conhecimento astronômico importante para saber os momentos para o plantio, para a colheita, para o sustento”, diz.

O Sítio Peixinho da Horta fica localizado na estrada Monsenhor Frank, 7060, no interior de Pareci Novo. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 16, através do formulário do Google disponibilizado no evento do Facebook “Encontro do Equinócio – Ciência e Filosofia na agricultura”, e terão um custo mínimo para as refeições.

Programação:
20/03/2020 – Sexta-feira
Recebimento dos participantes a partir das 16h30
Acomodações – camping
Jantar
21/03/2020 – Sábado
07h30 as 08h30 – Café da manhã
09h – Roda de conversa – abordando os temas do equinócio de outono, ciência e filosofia na prática da agricultura – Estaremos recebendo no sítio a enóloga e consultora em biodinâmica Deise Pelicioli e o Grupo de Biodinâmica da Ecocitrus
12h30 – Almoço
14h – Oficina de Compostagem
15h – Elaboração de Fladen (preparado biodinâmico)
16h30 – Elaboração das bolas de sementes – Nendo Dango
19h30 – Jantar e confraternização
22/03/2020 – Domingo
07h as 08h – Café da manhã
08h30 – Oficina Biofertilizante
10h – Aplicação Nendo Dango
12h30 – Almoço e encerramento das atividades

Deixe seu comentário