Lateral-direito marcou dois gols e distribuiu 11 assistências na Finlândia
Duda Haas assinou contrato de uma
temporada com o Almagro CF, da Espanha. Fotos: arquivo pessoal

Futebol. Lateral-direito montenegrino acertou recentemente com o Almagro CF

O lateral-direito Duda Haas está de casa nova. No início deste mês, o montenegrino de 26 anos desembarcou na Espanha para assinar contrato de uma temporada com o Almagro CF, clube que disputa a “Tercera División” do futebol local. Vivendo seu melhor momento na carreira, Duda valoriza a oportunidade em um país que é referência no esporte e busca melhorar ainda mais os números obtidos nas duas passagens pela Finlândia.

Em 2019, o lateral defendeu o AC Kajaani, equipe do segundo nível da primeira divisão finlandesa. Em 30 partidas, o montenegrino fez um gol e distribuiu sete assistências, sendo o lateral com mais passes para gol entre as principais ligas da Finlândia. Neste ano, depois de breve passagem pelo São Luiz, onde disputou o Campeonato Gaúcho, Duda atuou pelo OTP United, do quarto nível da primeira divisão da Finlândia. Pelo OTP, o atleta disputou 15 jogos, marcou um gol e deu quatro assistências.

São 13 participações diretas em 45 jogos, uma média de praticamente uma participação em gol a cada três partidas e meia. Para a posição (lateral), são números muito expressivos. Além da contribuição com gols e assistências, Duda comemora o fato de ter sequência pelas duas equipes finlandesas. “Pessoalmente, as duas oportunidades no país foram muito boas para mim. No futebol, sabemos como é importante para o jogador ter sequência, poder mostrar o seu valor”, ressalta.

O bom momento de Duda vai muito além dos números individuais. O OTP United, ex-clube do lateral, faz grande temporada no quarto nível, com 15 vitórias e um empate em 16 partidas. Neste final de semana, a equipe disputa os playoffs do acesso e pode subir para o terceiro nível. Mesmo de longe, o montenegrino está na torcida, já que fez parte da campanha e ajudou o time a chegar nas fases decisivas.

Duda Haas até poderia permanecer no OTP para a disputa dos playoffs, mas como surgiu o convite para ir jogar na Espanha e o campeonato inicia ainda neste final de semana, o jogador e seu staff optaram pela transferência.
“Um amigo que jogou comigo lá na Finlândia me convidou para vir para o Almagro. O pessoal gostou do meu perfil e me trouxeram para cá. Foi uma sucessão de oportunidades que foram aparecendo e fui agarrando”, salienta.

Motivação pelo desafio na Espanha
O Almagro CF é o 11° clube na carreira de Duda Haas. Além do futebol brasileiro, o lateral-direito também já atuou na Bulgária e na Finlândia. Agora, terá sua primeira experiência na Espanha, país da elite do futebol mundial, e quer aproveitar ao máximo a oportunidade. “Vim pelo desafio de entrar em um novo mercado, de ser um mercado referência no futebol, e também para continuar jogando, já que na Finlândia a temporada está acabando”, destaca.

A estreia do Almagro na Tercera División está marcada para este domingo, contra o Atlético Ibañés. A presença de Duda na equipe ainda não está confirmada, já que o atleta depende da regularização na Federação Espanhola para ter condições de jogo. Enquanto aguarda pela documentação, o lateral dá sequência na preparação para disputar seu primeiro jogo pelo novo clube.

Aos 26 anos, Duda acredita que vive sua melhor fase da carreira e busca manter o grande momento com a camisa do Almagro. “Considero que é o meu melhor momento, pela idade, pela experiência que adquiri até então. Quero tentar aproveitar essa boa fase para abrir novos mercados e seguir fazendo um bom trabalho”, completa.

Deixe seu comentário