Moradores fizeram uma foto coletiva para celebrar a conclusão da decoração

18 casas e empresas da rua aderiram à iniciativa

O espírito natalino tomou conta da Rua Frederico Ozanam, no bairro Santo Antônio, em Montenegro. Moradores se uniram para realizar uma decoração natalina coletiva das casas e empresas da via. O objetivo foi transformar o momento difícil vivido em decorrência da pandemia, em algo que pudesse trazer alegria para todos.
A ideia surgiu a partir de uma conversa entre quatro vizinhos: Celoni Westhauser, Cristiane da Silva Lenhardt, Cristiano Ramazini e Luciane Lerner. “Como estamos trabalhando muito tempo em casa, no final da tarde a gente vai para a sacada e conversa com os vizinhos. Foi a partir dessas conversas que surgiu a sugestão da decoração de Natal”, conta Luciane.

Detalhes foram confeccionados pelos moradores e colocados em frente às casas

Uma das idealizadoras da ação, a professora Cristiane da Silva Lenhardt destaca que houve o envolvimento de todos os vizinhos. “Cada um ajudou com alguma coisa, uns com material que já tinham em casa, outros financeiramente e até mesmo com a mão de obra. Então acho que essa união de todos foi o resultado mais positivo dessa iniciativa”.

Embora parte da decoração seja padronizada, cada vizinho deu seu toque especial

A decoração foi idealizada a partir de exemplos encontrados na internet, mas o intuito foi buscar inspirações que utilizassem materiais alternativos, tais como latas, pinhas e outros itens recicláveis. De um lado da calçada foram colocados pinheirinhos confeccionados com materiais reutilizados. Já do outro lado da rua luzes, também no formato de pinheiros, foram fixadas nos postes de energia elétrica. Além disso, o portão de cada casa conta com uma decoração padronizada com pinhas e canoas produzidas a partir de folhas de coqueiros.

Pinheiros feitos com materiais alternativos foram colocados nas calçadas

Ainda na semana passada, a decoração em todas as residências foi finalizada e o momento foi registrado em uma fotografia que contou com a presença de todos os vizinhos. A iniciativa agora está inspirando moradores de outras quadras e ruas que já estão pensando em realizar a decoração em suas casas no próximo ano. Já os moradores da Rua Frederico Ozanam pensam em repetir a iniciativa e pretendem aumentar a quantidade de pátios decorados com a participação de outros vizinhos da rua.


Além de ter servido para resgatar o espírito natalino, a iniciativa também reforça a importância das pequenas coisas do dia-a-dia, destaca Cristiane. “Foi um ano de desafios e preocupações, por isso é importante valorizarmos as amizades e as pessoas. Além disso, é importante também termos tempo para outras coisas, como uma boa conversa com o vizinho ou com um amigo. Então acho que é nesse sentido, de refletir e tentar mudar essa postura”, explica a moradora.

Deixe seu comentário