EM BUSCA DE EXEMPLOS para ampliar a desburocratização a novos empreendimentos
“Queremos que Montenegro seja reconhecido como município parceiro do pequeno empreendedor”, a fala do vice-prefeito de Montenegro Cristiano Braatz resume o intuito da participação dele e de Lisi Oliveira, responsável pela Sala do Empreendedor do Município, na 3ª edição do evento Transformar Juntos. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Nacional e ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Cristiano Braatz, que também exerce o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, relata que a atual gestão municipal vem trabalhando para facilitar cada vez mais a abertura de novos empreendimentos na cidade. Segundo ele, a Administração atua de forma constante na tentativa de desburocratizar e agilizar os processos administrativos, para quem quer abrir uma empresa ou manter a já existente. Nesta linha, a participação no evento vem a agregar.
“Estamos participando de uma série de palestras, workshops e networking, conhecendo outros programas do Sebrae dos quais Montenegro também irá participar, entre eles, o Prefeitura Empreendedora”, relata o vice-prefeito. “ Com certeza, muitas coisas que vimos serão aplicar, muitas já estamos aplicando”, acrescenta Cristiano.
“Queremos desburocratizar e tornar mais ágeis as emissões de alvarás e de outros setores na parte de fiscalização para diminuir os prazos e tornar a cidade mais atraente para quem quer empreender. Principalmente focados nos pequenos e microempreendedores, pois são eles que movimentam cerca de 90% do comércio e da economia de cada município”, conclui Braatz.
“Simplificar para Transformar”
O evento “Simplificar para Transformar” engloba representantes de todo o Brasil que integram o programa Cidade Empreendedora. O Rio Grande do Sul é representado por 53 municípios, entre eles está Montenegro.
Durante as atividades são abordados temas como a redução da burocracia e a agilização, e até mesmo a dispensa, de processos de alvarás e licenciamentos que frequentemente prejudicam empreendimentos de baixo impacto. O evento proporciona oportunidade para compartilhar experiências bem-sucedidas desenvolvidas em todo o país.
Montenegro representada na posse do novo ministro do Turismo
Durante a estada em Brasília, o vice-prefeito Cristiano Braatz também participou da solenidade de posse do novo ministro do Turismo, o deputado federal paraense Celso Sabino de Oliveira (União Brasil). O evento ocorreu na manhã dessa quinta-feira, 3, no salão nobre do Palácio do Planalto. Cristiano Braatz esteve acompanhado do diretor de Turismo do Município, Jaime Büttenbender.
Montenegro foi o único município gaúcho na posse do novo ministro. “A nossa presença aqui é fruto da movimentação que estamos fazendo para divulgar Montenegro e as suas potencialidades”, ressalta o vice-prefeito. “Para captar recursos que possam alavancar novos projetos turísticos e ampliar as ações já em andamento, é preciso conhecer as pessoas e construir relações”, define Jaime.
Na oportunidade, os montenegrinos tiveram contato com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Cristiano convidou Lula para conhecer a cidade quando fizer algum roteiro pelo Rio Grande do Sul. “Como representantes da comunidade, não podemos permitir que diferenças políticas sejam mais importantes que as necessidades da população”, pontua.
Montenegro e governo do DF formalizam parceria
Ainda na tarde de quinta-feira, 3, foi formalizado acordo de cooperação técnica entre o Município de Montenegro com o governo do Distrito Federal, na área de Turismo. O acordo visa a troca de informações, oportunizando a participação conjunta em ações e projetos do setor. Além disso, a Prefeitura de Montenegro e o governo da Capital Federal passarão a divulgar os roteiros e opções de que cada um dispõe.
O diretor de Turismo Jaime Büttenbender salienta que outros acordos desse tipo estão em fase de criação. “O Turismo pode ser uma boa fonte de renda e é papel do poder público tornar isso possível”, observa.