Eleitos em São José do Sul já estão diplomados e aguardam momento da posse. Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de São José do Sul

Eventos não terão público, mas serão transmitidos ao vivo pela internet

A pandemia do novo coronavírus fará com que a cerimônia de posse dos prefeitos e vereadores eleitos esse ano – e que assumem em 1º de janeiro de 2021, sexta-feira – seja bastante restrita. Executivos e Legislativos dos Municípios da área da cobertura do Jornal Ibiá optaram por cerimônias limitadas aos eleitos e com transmissão ao vivo por meio da rede social Facebook. A exceção é Pareci Novo, onde a cerimônia de posse será restrita para convidados e sem transmissão pela internet.

“Infelizmente, nesse momento de pandemia, o cerimonial de posse será restrito aos eleitos. Ficamos sentidos em não podermos estar junto dos familiares e da comunidade. Mas, com certeza, teremos outras oportunidades”, comenta a prefeita eleita de São José do Sul, Juliane Maria Bender, a Juli. A nova chefe do Executivo, que será a primeira mulher a assumir a função na cidade, salienta que ela, seu vice-prefeito e os vereadores eleitos já foram diplomados e estão aptos a assumir suas funções a partir de sexta-feira, dia 1º.

Em São José do Sul, o cerimonial da posse irá ocorrer às 9h, com transmissão através da página no Facebook da Câmara de Vereadores da cidade. Nome mesmo horário irá ocorrer a sessão solene de posse do prefeito reeleito de Brochier, Clauro Josir de Carvalho, sua vice e vereadores eleitos. O momento também será transmitido de forma on-line pela página no Facebook da Câmara de Vereadores da cidade.

Michael será o mais jovem vereador a tomar posse na história de Brochier. Foto: Arquivo Pessoal

Em Brochier a cerimônia solene será marcada por dois momentos históricos: a posse da primeira vice-prefeita da cidade, Patrícia Cristina Henz Schommer, e do mais jovem vereador da cidade, Michael Schumacher. O político assumirá um assento na Câmara de Vereadores com apenas 20 anos.
Michael conta que desde pequeno acompanhou seu pai Cristiano Schumacher, uma das lideranças do MDB em Brochier. “Assim, comecei a pegar gosto pela política, mas o que mais me motivou a entrar na política foi ter a oportunidade de ajudar no progresso e desenvolvimento da cidade em que eu nasci e me criei”, afirma. Entre suas bandeiras estão a busca por mais incentivos aos agricultores e também para empresas e comércios locais, bem como a geração de emprego e renda.

Sobre o momento da posse, Michael entende tratar-se do início de um novo ciclo onde ele terá a honra de ser representante do povo brochiense por quatro anos. No entanto, o vereador eleito diz se sentir chateado porque o momento não poderá ser acompanhado presencialmente por familiares e amigos. “Porém, precisamos respeitar esse momento para que a situação da Covid-19 não se agrave ainda mais na nossa região. Temos que dar o exemplo”, reforça e lembra que a cerimônia terá transmissão ao vivo.

A posse da prefeita eleita de Maratá, Gisele Adriana Schneider, seu vice e vereadores eleitos está marcada para as 16h. Como nos outros Municípios, a cerimônia de posse será restrita aos eleitos e com transmissão ao vivo pela rede social Facebook através da página da Câmara de Vereadores.

Em Pareci Novo, a posse está marcada para ocorrer às 9h. O momento que marcará o início do mandato do prefeito eleito Paulo Alexandre Barth, do seu vice e dos vereadores eleitos no pleito de novembro terá participação restrita a convidados e não será transmitido ao vivo. O local da posse não foi divulgado para não gerar aglomeração.

Deixe seu comentário