Painel de instrumentos não existe para estética. Ele é o “auto check-up” do carro.foto: Ilustrativa/ Internet

Não é absurdo acender uma luz no painel do carro e o condutor não ter a menor ideia do que significa. Uma situação que pode acontecer devido à quantidade de ícones ocultos. Alguns que nunca precisarão entrar em ação, ao menos em veículo com manutenção em dia.

E caso acenda, é importante saber reconhecê-la, pelo bem do veículo e consequente segurança e comodidade do proprietário. A primeira informação relevante é que existem Luzes de Alerta e Luzes de Atenção, diferenciadas pela cor. E ainda que leia esta reportagem, o melhor a fazer é consultar o manual do usuário de seu veículo.

Atenção
*Em veículos mais antigos, muitas destas luzes não existem. Os mais modernos podem ter também variações de sinais em equipamentos exclusivos e de tecnologia, mas que por fim não alertam para problema mecânico
*Se alguma luz ligar no painel do carro não é preciso entrar em desespero. Elas estão ali para ajudar e alertar no dia-a-dia

As cores indicativas
– Luz de painel vermelha: u requer atenção. Nesse caso, é indicado que você chame a assistência da seguradora ou um profissional da sua confiança.
– Luz de painel amarela: serve para te advertir que algo anda errado. Com esse sinal de advertência, é hora de agendar uma visita ao mecânico mais próximo.
– Luz de painel verde ou azul: tem a função de informação ou indicador de direção, como mostrar que o farol está aceso, por exemplo.

Saiba o que cada ícone significa
01 – Luz de Freio
Indica que o freio de mão está acionado ou há baixo nível de fluído. E se o sistema não estiver segurando o carro, deve completar o fluído e procurar um mecânico para avaliar se há problemas de vazamento.
02 – Luz de Injeção Eletrônica
Ela deve apagar segundos após ter sido dada a partida. Se isso não acontecer, é preciso procurar um especialista para verificar se não há nada de errado, pois significa aumento no consumo de combustível e de emissões de gases poluentes.
03 – Luz de Bateria
Se acendeu é sinal de que a bateria do carro não está sendo carregada pelo alternador. E essa perda de tensão vai fazer com que seu veículo acaba empenhando.
04 – Luz de Pré Aquecimento das Velas
Quando acender pode ser que precise trocá-las, seja pelo seu desgaste, a corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. As velas são super importantes para o funcionamento do motor.
05 – Luz de Controle de Tração
Nos veículos que possuem tração 4X4, a luz do painel irá acender para mostrar que foi acionado este sistema que melhora a distribuição de força do motor e garante maior estabilidade.
06 – Luz de Combustível
Liga assim que o tanque de combustível chegar na reserva. Alerta de prazo para abastecer.
07 – Luz de Portas Abertas
Alerta de que as portas não foram fechadas corretamente.
08 – Luz de Temperatura do Líquido de Refrigeração
A luz da alta temperatura pode acender quando houver falta de água e falhas no sistema de ventilação do carro, o que vai levar o motor do veículo a superaquecer.

09 – Luz de Pisca Alerta
Aparece assim que o “pisca” for ativado. Mas atenção: elas só devem ser acesas para evitar acidente quando o veículo está parado na via devido a algum problema.
10 – Luz do Desembaçador de Para-brisa
Mostra que está sendo usado o mecanismo que melhora a visibilidade durante períodos de chuva ou neblina.

11 – Luz de Airbag
Essas luzes de advertência podem estar indicando que existe algum problema capaz de impedir que o equipamento funcione durante colisão
12 – Luz de Baixa Pressão do Pneu
Mostra que os pneus estão murchos ou com excesso de pressão. A calibragem correta evita acidentes, gasto desnecessário de combustível e desgaste acelerado da borracha
13 – Luz de Farol de Neblina
Quando a luz de neblina está ligada – e deve ser feito somente sob tempo severo e baixa visibilidade – este é o ícone no painel
14 – Luz de Pressão do Óleo do Motor
Indica problema sério. É sinal de que há pouco óleo ou algum problema no sistema de lubrificação do motor. É importante não rodar mais e procurar imediatamente um mecânico, pois a falta de lubrificação pode fundir o motor
15 – Luz de ABS
Acende quando se liga o carro. Se ela não apagar, algo pode estar errado. E alguns problemas no sistema ABS de freio podem ser: pastilhas gastas, mau contato, montagem errada. De imediato deve-se procurar um mecânico
16 – Luz de Cinto de Segurança
Existe em alguns carros, e liga quando este equipamento de segurança obrigatório não estiver afivelado.

Deixe seu comentário