Renault Duster é o SUV que desempenha bem no asfalto...

Já são sete anos que esta SUV da Renault é montada no Brasil, em São José dos Pinhais, no Paraná. Então não há desculpa para dizer que ainda não conhece a Duster. A tecnologia 100% nacional foi uma das responsáveis em colocá-la em destaque de preferência, sendo recentemente escolhida como veículo de forças policiais gaúchas. Mas o caderno Ibiá Motores dará mais uma chance de conhecer a SUV através do test drive no vídeo em anexo à reportagem.

… e cresce no chão batido. Para-choque, barra de teto e estribos dão o ar off road

A camionete pode ser testada na concessionária Cannes Renault de Montenegro (ERS-240 em frente ao Posto Shell Fatur), e nas lojas de Lajeado e Santa Cruz do Sul. O veículo consegue reunir espaço interno e robustez, mas sem ser muito grande, que ocupe espaço na garagem e na rua.
Ao dirigirmos a Duster pela BR-470 a sensação é de ter nas mãos um “carrão” poderoso. Se não bastasse a altura de 210 mm do solo, seu perfil geral – com design moderno – faz essa imposição natural.

Câmbio CVT X-Tronic oferece a relação infinita de marchas pelo mais biaxo custo

O motor proporciona a experiência de força e velocidade, mas com silêncio. O torque não permite uma “explosão” assustadora. Na verdade, a Duster eleva seu giro com moderação, especialmente se acionados mecanismo ECO que oferece a tão deseja economia de combustível. Outro atrativo é a transmissão com o moderno câmbio CVT que proporciona relação infinita de marchas.

Na verdade, no painel digital aparece apenas o “D” de drive, sem revelar qualquer estágio de marcha (de 1ª a 6ª). O motor trabalha conforme a necessidade, subindo giro e despejando potência nas subidas em direção a São José do Sul, proporcionando vencer os aclives e curvas sem esforço. Aliás, com isso não há o menor tranco de mudança. Há somente a mudança de ronco sob o capô. “É o menor custo benefício”, reforça o gerente de vendas da Cannes Renault, Marcio Folleto. Ele assinala que a Duster representa o mais baixo investimento em termos de um veículo equipado com o câmbio CVT.

Acabamentos com sofisticação. Cromado e preto brilhante se repetem no painel

Custo-benefício compensa muito
A Duster pode ser classificada como essencial para estradas rurais e excelente para as vias – e o trânsito – urbanas. Um dos aspectos que chamou atenção é a estabilidade da SUV, seja no asfalto, seja na terra. O controle de tração mantém o veículo alinhado, mesmo sob severo deslocamento. Ela vence com facilidade curvas acentuadas, ladeiras e solos de pouca aderência.

No painel, o kit multimídia Media Nav, tem tela touchscreen de sete polegadas, com navegação por GPS. Para a dirigibilidade, estão disponíveis as ferramentas Coaching e Eco Scoring. Outro facilitador é o pareamento ao celular smarthphone, unido ao Comando Satélite que permite acessar funções do Media Nav sem tirar as mãos do volante.

 

Deixe seu comentário