Após dois meses e meio, Região 08 volta a ter bandeira laranja no sistema de Distanciamento Controlado

Risco médio. Região 08 troca de indicador após dois meses e meio

Pela primeira vez em 2021 e após dois meses e meio consecutivos na bandeira vermelha, a cidade de Montenegro e os demais municípios da Região 08 do sistema Distanciamento Social Controlado, adotado pelo Governo do Estado para conter a pandemia do novo coronavírus, passaram para a bandeira laranja, que aponta risco médio em relação ao contágio da doença.

No entanto, o mapa definitivo da 39ª rodada do sistema, divulgado nessa segunda-feira, 1°, mostra que ainda há alto risco na maioria das cidades gaúchas. Das 21 regiões Covid, 11 estão na bandeira vermelha e 10 na laranja. Contudo, existe registro de melhora nos indicadores, com redução nas internações em leitos de UTI (-6%) e nos óbitos (-9%).

A Região 08 na qual se encontra Montenegro, São Sebastião do Caí, Brochier, Maratá, São José do Sul, Salvador do Sul, São Pedro da Serra, Barão, Capela de Santana, Pareci Novo, Harmonia e Tupandi – faz parte do grupo de cidades que migrou para a bandeira laranja.

Os municípios do Vale do Caí que integram a região Covid de Caxias do Sul – Bom Princípio, Feliz, Vale Real, Alto Feliz, São Vendelino e Linha Nova – já estavam em bandeira laranja e seguirão assim por mais uma semana. O Governo indeferiu os pedidos protocolados pelas Regiões Covid de Cachoeira do Sul e Passo Fundo, que estão na bandeira vermelha.

Devido às tradicionais celebrações em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes e à Iemanjá, e a necessidade de evitar a propagação de coronavírus, o governo do Estado publicou no último sábado, 30, uma atualização do Decreto 55.736, que estabelece os protocolos do Distanciamento Controlado no RS.
Entre as novas medidas estão a proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas em todas as celebrações religiosas para qualquer bandeira a partir de agora e, visando exclusivamente o próximo feriado, todas as praias do litoral e as águas internas (rios e lagoas) do Estado deveriam ser interditadas do final da tarde dessa segunda-feira até a manhã desta terça.

Deixe seu comentário