Documentos de propriedade e de licenciamento serão unificados, por decisão federal Foto: Divulgação/Detran-RS

Online. CRV ficará disponível no app Carteira Digital de Trânsito

Desde esta segunda-feira, 4, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) – antigo DUT – é digital em todo o Brasil. Assim como o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o documento que certifica a propriedade do veículo também deixa de ser impresso no tradicional papel-moeda verde. A mudança foi definida na Resolução 809/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União em 24 de dezembro.

O Certificado passa a ser integrado ao documento digital de licenciamento anual, disponível no App Carteira Digital de Trânsito. Dados como a propriedade do veículo e o licenciamento ficam reunidos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e). De acordo com o Detran-RS, todos os CRVs expedidos em papel-moeda e em boas condições seguirão válidos e deverão ser mantidos para utilização em futura transferência de propriedade.

Para os veículos registrados a partir desta segunda, 4, que receberão o documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital, os proprietários deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) quando for confirmada uma transação comercial de compra/venda. Para a frota gaúcha, a ATPV-e será disponibilizada para o atual proprietário do veículo presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Segundo o Detran-RS, o documento será disponibilizado digitalmente em até um dia útil, não sendo mais necessário que o proprietário aguarde a impressão e a entrega do papel pelos Correios. O CRV estará sempre disponível eletronicamente no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – mesmo sem internet -, na Central de Serviços do Detran-RS e ainda no portal de serviços do Denatran.

 

Deixe seu comentário