Diversas localidades da Zona Rural têm iluminação precária

Estradas. Moradores classificam situação como regular e que precisa melhorar

Uma demanda estrutural recorrente na Zona Rural de Montenegro tem sido a qualidade da iluminação pública. Seja por quantidade ou iluminância, a solicitação seria em relação a todas as comunidades, conforme pedido de providências protocolado na Câmara pelo vereador Valdeci Alves de Castro. Moradores ouvidos pelo Ibiá classificam a situação como regular, mas com espaço para melhorar.

A ronda pela reportagem na noite do dia 9 de novembro revelou muitos casos de lâmpadas queimadas, como na estrada de acesso a Campo do Meio, cujo asfalto em trecho perto da penúltima curva (para quem chega) está na penumbra. Este cenário se repete em vicinais, algumas sendo artérias de ligação das comunidades, como entre Muda Boi, Fortaleza, Sobrado e Serra Velha; Santos Reis com Vapor Velho; Campo do Meio com Lajeadinho.

Há ainda uma situação de redes novas e com postes vagos que podem receber lâmpada. Este é o caso da estrada de Lajeadinho, onde neste ano o traçado dos fios foi retirado do interior das propriedades, mas ainda não recebeu iluminação pública. A passagem dos fios fora das estradas é outro problema recorrente no meio rural, mas para o qual a solução depende da concessionária RGE.

Entrada à Campo do Meio é escura, ampliando perigo da falta de acostamento

A Administração Municipal revelou que, atualmente, o Interior do Município possui em torno de 5.500 pontos com lâmpadas, em todas as comunidades. Explica ainda que na instalação de suportes para luz são priorizados os locais que possuem núcleos habitacionais e onde há prédios públicos, como escolas e postos de saúde, bem como nas proximidades das paradas de ônibus.

“A equipe da Diretoria de Iluminação da Prefeitura costuma fazer rondas noturnas para providenciar a substituição de lâmpadas estragadas”, diz o texto, enviado pelo setor por meio da Assessoria de Comunicação (Acom). No entanto, caso algum morador identifique a situação, pode solicitar a troca ligando para a Ouvidoria, no telefone 3649-8201. “A expectativa é, a partir do próximo ano, substituir as lâmpadas de vapor de sódio por unidades de LED, estendendo o programa Ilumina Mais, que está em sua segunda fase, para a Zona Rural”, finaliza a nota.

Moradores apontam os locais mais escuros
Em Campo do Meio, foi o comerciante Evandro Adriano Pilger que comentou sobre a entrada à localidade, especialmente pelo fato dos pedestres precisarem dividir espaço com veículos que excedem o limite de velocidade devido a falta de redutores. Ele descreveu o sistema de solicitação, onde, além de protocolo na Prefeitura, os moradores costumam sinalizar os postes que estão com a lâmpada queimada. “Pra dentro, nas vicinais, é pior ainda a situação. É médio! Pior se não tivesse”, diz.

Postes novos em Lajeadinho estão sem luzes. Em outros pontos há intervalo entre pontes com luz

Em Muda Boi, a reportagem pediu ajuda ao agricultor Ivonei Pires Silva, que confirmou a escuridão no trecho que faz ligação com Sobrado. “Até o cemitério a situação é péssima, precária. Até a chácara do Paulo Azeredo não se enxergar nada! Faltam, no mínimo, umas 20 lâmpadas”, avalia.

A reportagem passou também pela comunidade de expansão urbana do Faxinal, que seja, talvez, uma das mais bem iluminadas. Mas a moradora Lisete Schassot aproveitou para apontar demanda na ligação das estradas Selma Wallauer e Pedro Alves Schenkel. Ela sugere aproveitar o poste na Selma para colocar uma luz virada para a outra via.

Linha da rede em Lajeadinho foi retirada neste ano de dentro das propriedades

Últimas Notícias

Destaques