Feira Multidisciplinar apresentou trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino .

Feira do Livro, Mostra de Teatro e Feira Multidisciplinar foram atrações na quinta e na sexta-feira

Teatro de fantoches educou e arrancou risadas do público infantil e adulto

Chegou ao fim na noite de sexta-feira, dia 25, em São José do Sul, dois dias de cultura e educação. Com diversão e conhecimento compartilhando o mesmo espaço, o Ginásio Municipal Ângelo Gabbardo recebeu na quinta-feira, dia 24, e na sexta-feira, 25, a Feira do Livro do Município, a 7ª Mostra de Teatro e, ainda, uma Feira Multidisciplinar com exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Laranjinha e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Valéria Maria Kirch.

Segundo a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de São José do Sul, Paula Cristina Primaz, ao todo foram expostos 27 trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino na Feira Multidisciplinar. “É a culminância de todo o trabalho desenvolvido durante o ano”, afirmou sobre o momento. Ela salientou que a exibição dos trabalhos é uma mostra do que os alunos, sob orientação e motivação dos professores, são capazes de produzir em termos de pesquisa.

Mostra de Teatro levou talentos locais ao palco nas duas noites da feira do município. FOTO: Prefeitura de São José do Sul

Sobre os momentos culturais, Paula diz que eles promovem a troca de experiências e vivências. Exemplo disso foi o teatro com fantoches “Com água não se brica” apresentado na manhã desta sexta-feira, que trouxe informações sobre como preservar a água e o meio ambiente. De forma descontraída, ele educou e arrancou risadas das crianças e adultos presentes. Além disso, a secretária destacou a importância da leitura, incentivada a partir da Feira do Livro. “A leitura abre caminhos, ela te leva para outros lugares, te faz ver o mundo de outra maneira”, comentou.

Nilton apresentou na Feira do Livro a sua oitava obra

As atividades culturais incluíram bate-papo com a escritora adolescente Marina Solé Pagot, apresentações artísticas e espetáculos de teatro, como o teatro de fantoches “Com água não se brinca”, do grupo Fantomania Teatro de Bonecos. Realizada com patrocínio da Sicredi, a peça tratou de forma descontraída assuntos relacionados ao meio ambiente e ao comportamento das crianças, arrancando risadas do público infantil e adulto que esteve na feira na manhã de sexta-feira.

Natural de São José do Sul, o autor Nilton da Silveira também marcou presença no evento para apresentar seu oitavo livro de contos e poemas: As Três Montanhas. “Ele trata sobre assunto do meio ambiente e é voltado para o público infantil”, contou. Outros talentos da cidade se fizeram presente com a realização da 7ª Mostra de Teatro, que teve a participação de quatro grupos.

Deixe seu comentário