Atualização deste sábado é a primeira do modelo que apresenta bandeira vermelha no Estado. Foto: reprodução

O Governo do Estado atualizou no início da noite deste sábado, 13, as novas cores de bandeiras do Programa de Distanciamento Social Controlado, implantado em função da Covid-19. A região 8 (inclui Montenegro, Brochier, Pareci Novo, Maratá e São José do Sul, entre outros) continua na cor laranja, o que mantém as atuais regras para funcionamento dos mais diversos setores da economia.

No entanto, as regiões de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana passaram de bandeira laranja para vermelha (risco alto) nesta sexta rodada do modelo, que entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 15, e tem vigência mínima de duas semanas. As cidades dessas regiões terão de fechar o comércio a partir de segunda-feira. Na região R23, R24, R25 e R26 (Caxias do Sul), estão seis municípios do Vale do Caí: Alto Feliz, Bom Princípio, Linha Nova, Feliz, São Vendelino e Vale Real.

O Estado salienta que as mudanças nessas quatro regiões decorrem de dois fatores: a contínua piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde e a revisão dos indicadores e dos pontos de corte realizada pelo Estado, que tornou o modelo mais sensível à evolução da doença e mais restritivo às situações mais críticas da pandemia.

É a primeira atualização do Programa de Distanciamento Social Controlado que apresenta a bandeira vermelha no Rio Grande do Sul. Para conferir a cor da bandeira de cada cidade e as regras que ela representa, acesse o site: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.

Deixe seu comentário