O Rio Grande do Sul segue, na 37ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, com alto risco de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus. Pela segunda semana consecutiva, o mapa preliminar do Estado, divulgado nesta sexta-feira, 15/1, ficou quase todo vermelho. A Região 08 – onde está Montenegro e cidades da região – permanece na bandeira vermelha. Das 21 regiões Covid, apenas uma, Caxias do Sul recebeu bandeira laranja.

Segundo o governo do RS, houve leve redução no número de confirmados em leitos clínicos (-4%) e em UTI (-3%), embora os números ainda sejam bastante expressivos – 1.102 em leitos clínicos e 847 em UTIs. Um dos piores indicadores é o número de óbito por Covid-19, que aumentou 18% entre as duas últimas quintas-feiras (de 421 para 497).

Além disso, foi registrada uma pequena elevação, nesta semana, no número total de leitos de UTI ocupados. A equipe responsável pelo levantamento e monitoramento de dados do Distanciamento Controlado também chama a atenção da população para o elevado crescimento de novos registros de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias, por local de residência, em algumas regiões. O mapa definitivo será divulgado no site do governo Estadual às 16h30 de segunda-feira, 18. A vigência das novas bandeiras será de 19 a 25 de janeiro.

Deixe seu comentário