Carina Isidório acordou cedo para levar a filha para vacinar contra a doença

Com três locais abertos para atendimento em Montenegro, o público-alvo da campanha são pessoas de 5 a 19 anos

Centenas de pessoas procuram os postos de saúde em Montenegro e região, em busca da vacinação contra o sarampo neste sábado, 15. O atendimento especial no fim de semana acontece por causa do chamado “Dia D”, promovido pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. A campanha tem como público crianças a partir dos 5 anos até os jovens de 19 anos que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma dose, consideradas com esquema incompleto.

Na secretaria municipal da Saúde, no Timbaúva, a movimentação foi intensa durante toda manhã, e, em alguns momentos, a procura foi tanta, que longas filas se formaram na sede. Atenta ao calendário de vacinação dos filhos, a auxiliar de produção Carina Isidório acordou cedo para levar a criançada no posto. “Meu filho não precisou, mas a menina sim, e foi apenas a da campanha”, declarou Carina, que ainda destacou a importância do Dia D. “Agora eu fico bem mais tranquila sabendo que eles [filhos] estão protegidos, e o que tiver que ser feito para prevenir doenças, temos que fazer”, completou.

Na secretaria municipal da Saúde, no Timbaúva, a procura pela vacina formou uma longa fila

Das 8h às 17h, além da secretaria de saúde, outros dois locais estão abertos para atendimento neste Dia D, sendo a Estratégia Saúde da Família (ESF) Germano Henke e a UBS do Centro. Preocupados com a saúde, os irmãos Nycolas Mathias e Matheus Tiago, 14 e 17, anos respectivamente, foram juntos no posto de saúde no centro da cidade. “Sempre que tem campanha para nossa idade participamos”, disse Tiago, que soube da Dia D pelo Jornal Ibiá.

Na UBS Centro, a enfermeira Carla de Oliveira, destacou o movimento intenso pela manhã. “Nesse horário as pessoas buscam mais, é comum”, salientou Carla. “Outra coisa que nos chamou atenção é que a procura por informações foi maior do que a vacinação contra o sarampo em si, onde muitos pais aproveitaram para colocar a caderneta dos filhos em dia referente a outras doenças”, observou.

Na UBS Centro, muitos pais aproveitaram para colocar a caderneta de vacinação em dia contra outras doenças

Segundo o Ministério da Saúde, 42 mil postos de saúde estão abertos em todo o país para atualizações no cartão de vacinas. A intenção é vacinar cerca de 3 milhões de pessoas até o dia 13 de março.

Deixe seu comentário