Amor às tradições. Tropeirismo deve ser abordado pelas entidades que passarão pela Ramiro Barcelos

Amanhã, feriado de 20 de setembro, a rua Ramiro Barcelos, em Montenegro, recebe, a partir das 10h, o Desfile Farroupilha. Diversas entidades participam do evento, que mantém vivo e valoriza o tradicionalismo gaúcho e também os símbolos do Rio Grande do Sul. Serão 23 entidades percorrendo cerca de 700 metros da Ramiro, iniciando na esquina com a rua Fernando Ferrari até a esquina com a rua Osvaldo Aranha.

Desfile percorre a principal rua do centro a partir das 10h desta quinta-feira, 20. Foto: Divulgação Departamento de Cultura

Como símbolo principal das comemorações da Semana Farroupilha, a Chama Crioula fará a abertura da passagem das demais entidades. Neste ano o tema Neste ano o tema das comemorações Farroupilhas, em Montenegro, é o Tropeirismo, um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo do Rio Grande do Sul.

O tema principal do desfile será apresentado por cada entidade a partir de diferentes abordagens. Um dos destaques será a homenagem ao grande tradicionalista Paixão Côrtes, que faleceu no final se agosto deste ano. O DTG Acácia Negra será o responsável por levar uma estátua do homenageado, prestando uma homenagem póstuma.

Ordem do desfile
Ordem Entidade
1 Chama Crioula
2 Banda São João
3 Polícia Civil
4 Bombeiros
5 Gestão de Peões e Prendas da 15° RT
6 Sinoscar
7 DTG Acácia Negra
8 CTG Estância do Montenegro
9 CTG Reminiscências
10 CTG Os Lanceiros
11 Piquete 15 de Novembro
12 CTG Charla Galponeira
13 CTG Alma Estradeira
14 Território Laço Comprido
15 Piquete Laço da Amizade
16 Rancho Herança e Terra
17 Cavaleiros de São Jorge
18 Sítio Remanso – Cabanha Jade
19 Hotelaria Espírito Santo
20 Estância do Calipião
21 OAB
22 Piquete Palmeira
23 Kary Gás
24 Hotelaria Tarumã

Adão Machado da Mota
Nascido no dia 3 de julho de 1943 em uma fazenda no município de Triunfo, Adão é tradicionalista desde os primeiros dias de vida. Foi batizado com sete anos de idade, quando já ostentava bota e bombacha, os trajes bem típicos do tradicionalismo gaúcho.
Aos 18 anos, Adão serviu ao Exército na cidade de São Leopoldo. Um ano depois casou-se com Clareli da Rocha Mota. Desse casamento nasceram quatro filhos, nove netos e três bisnetos. Filho de José Machado da Mota e Cândida Maria da Mota, o homenageado faz parte do grupo que iniciou rodeios na cidade de Montenegro.

Adão também participou do Piquete XV de Novembro e auxiliou na fundação do DTG Acácia Negra, ambos do município de Montenegro. A marca da tradição sempre se fez presente no tradicionalista até mesmo na sua indumentária. Como o próprio Adão afirma: “Nunca usei calça, nem bermuda, somente bombacha”.

Sinoscar Montenegro
Em 1998, duas décadas atrás, a cidade de Montenegro acolheu o Grupo Sinosserra, recebendo de braços a concessionária Sinosserra Montenegro. Na época, o grupo iniciou as atividades na rua João Pessoa, permanecendo até 2003, quando passou a se chamar Sinoscar e, atualmente, está localizada na Rodovia Maurício Cardoso, 2222.
Ao longo desses anos, a Sinoscar atua com ética, transparência e solidariedade, de acordo com os princípios dos fundadores, Olívio Jacobus e Eris Zugno.

Paixão Côrtes
Grande tradicionalista gaúcho, Paixão Côrtes será homenageado durante o Desfile Farroupilha, em Montenegro. O DTG Acácia Negra levará consigo uma estátua do homenageado, a fim de prestar uma homenagem póstuma. A peça foi criada pelo artista José Antônio Rocha Nunes, conhecido como Toninho Escultor, e foi utilizada em uma apresentação do DTG, em 2014.

A estátua mede cerca de dois metros de altura e foi esculpida em isopor e revestida com resina. João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento no dia 12 de julho de 1927. Foi agrônomo, no entanto, se tornou conhecido como folclorista, radialista e pesquisador, considerado um dos maiores nomes do tradicionalismo no Rio Grande do Sul, inclusive por ter sido o modelo da grande escultura Laçador, que se tornou um dos símbolos na entrada da Capital gaúcha.

Deixe seu comentário