DTG Acácia Negra levou sósia e estatua do homenageado da Semana Farroupilha 2019, o folclorista Paixão Côrtes

O desfile de 20 de Setembro em Montenegro foi marcante em 2019. Marcado pela dedicação de tradicionalistas que não se permitem deixar de homenagear a cultura do Gaúcho, embora tenham desfilado diante de um candieiro com a Chama Crioula apagada. Teve protesto contra uma Semana Farroupilha sem eventos e sem o Parque Centenário; e registrou ainda um público modesto que sentiu a redução drástica dos cavalarianos.

Mas quem esteve na Ramiro Barcelos conferiu a beleza das indumentárias, o trabalho da invernadas de dança, a simpatia das prendas e dos peões. Também ficou satisfeito ao concluir que o futuro do Tradicionalismo está seguro nas mãos dos inúmeros “piazitos” que frequentam orgulhosos os CTG’s, DTG’s e Piquetes. A presença das crianças causou sorrisos e aplausos.

O desfile durou cerca de uma hora e meia. Na tarde desta sexta-feira a programação cultural na cidade está restrita às entidades tradicionalistas. Na Associação dos Colorados (Ascom), importante parceira na Semana, terá o futebol de bombacha. Já o CTG Os Lanceiros fará fandango, a partir 14 horas, com o grupo Na Parceria. A Semana encerra com a cerimônia de Extinção da Chama, as 18 horas, no CTG Os Lanceiros.

Arreios e encilhas desmontados em protesto pela pobreza cultural

 

Deixe seu comentário