A Defesa Civil de Montenegro e de São Sebastião do Caí seguem monitorando o nível do rio Caí, bem como o volume de chuvas previsto para os próximos dias. De acordo com os órgãos, não há previsão de enchente do rio por enquanto.

Em São Sebastião do Caí, o rio atingiu seu pico às 10h da manhã desta quinta-feira, 26, e logo começou a descer. “O problema é se chover muito na Vila Cristina, em Caxias do Sul. Mas o nível de chuva já diminuiu bastante também”, informou o coordenador da Defesa Civil do Caí, Pedro Griebler.

O nível máximo que o rio chegou lá fio 7,88m, sendo que para causar alagamento, é necessário atingir 10m. O coordenador informou, ainda, que por enquanto, não estão sendo removidas as pessoas moradoras das áreas de risco no município.

Em, Montenegro, o nível do rio segue subindo e a previsão é que atinja o pico de 4,63 m. O nível de inundação aqui é de 6m pelo monitoramento do Boletim Extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do Rio Caí (Sace-Caí).

Pela medição da régua da empresa Tanac, o nível está em 2,67m no fim desta manhã, sendo que o nível de inundação é 4,2m.

De acordo com o Elton José Santos da Silva, coordenador da Defesa Civil de Montenegro, apesar de não haver possibilidade de enchente neste momento, o órgão está preparado para atender à comunidade. “Temos um plano de contingência e um plano de auxílio mútuo”.

Deixe seu comentário