Futsal. Equipe montenegrina será treinada por Rodrigo Saldanha no Estadual
Representante de Montenegro no Campeonato Gaúcho de Futsal, o Bela Vista anunciou um reforço de peso nos últimos dias. Com passagens recentes por clubes da Europa, o técnico Rodrigo Saldanha, também conhecido como Esquerda, é o novo treinador da equipe montenegrina. Natural do município, Rodrigo volta “para casa” para liderar o projeto do Bela Vista na Série Bronze do Estadual.
Inclusive, a equipe local conheceu nesta semana seus primeiros adversários na competição, que iniciará no dia 11 de junho. O Bela Vista integra o grupo B da Série Bronze, junto com Vamo Dale (Porto Alegre), Campo Bom Futsal (Campo Bom), Náufragos (Imbé) e Penharol (Sentinela do Sul). Os times se enfrentam entre si, em turno e returno. Os três primeiros colocados avançam à fase seguinte.
Coincidentemente, o Bela Vista ficou na mesma chave do Vamo Dale, seu rival na final do Campeonato Citadino de Porto Alegre do último ano. A competição era classificatória para o Estadual, e o Bela Vista conquistou o título, vencendo o Vamo Dale por 5 a 1 na grande decisão. Na fase classificatória, os montenegrinos também golearam o rival por 5 a 1.
Presidente do Bela Vista, Rodrigo Fiuza relembrou os duelos com o Vamo Dale no Citadino e afirmou que, a partir de agora, o time vai passar a acompanhar os demais adversários na primeira fase. Em relação ao acerto com o técnico Esquerda, Fiuza destaca que os dois já mantinham conversas antes do treinador retornar ao Brasil. “Já conversávamos há um tempo, pelo Instagram e pelo WhatsApp. Trocamos ideias e até brincava com ele nas lives, para ele vir treinar o Bela Vista”, frisa.
“Quando fiquei sabendo que ele estava de volta ao Sul, falei para minha esposa: queria que esse cara treinasse o Bela Vista. Aí um dia depois disso, ele me procurou, para ver se tinha interesse. Aí fechou todas. Ele é uma mente fora da curva, sabe demais. Estou muito confiante com a chegada dele, os atletas estão em boas mãos, é um cara inteligente pra caramba. Vai somar demais ao grupo. É um baita reforço”, complementa Fiuza.
Experiência na Europa e oportunidade na cidade-natal
Em agosto de 2022, Rodrigo Saldanha recebeu uma proposta para trabalhar na Suécia. A equipe contava com jogadores brasileiros, que reforçaram o convite para o treinador. Esquerda, então, abraçou o projeto, arrumou as malas e partiu rumo à Europa. Mesmo com pouco tempo de trabalho, sua equipe liderava o campeonato local, com o melhor ataque. Então, Saldanha chamou atenção de dirigentes finlandeses.
Logo, chegou a proposta. Como o campeonato da Finlândia é consideravelmente maior que o da Suécia, o montenegrino aceitou a proposta. Além disso, a moeda também “pesou” na decisão. Na Suécia, o pagamento é feito em coroa sueca (moeda local). Já na Finlândia a moeda é o euro. No novo desafio, liderança da competição, novamente com o melhor ataque. A família de Saldanha chegou ao país em dezembro.
Porém, nem todos integrantes da família conseguiram visto para permanecer, então ele resolveu retornar, no mês de março deste ano. Além de treinador de futsal, Saldanha também desenvolve um trabalho virtual sobre futsal, dando informações, opiniões, táticas, técnicas e abordando questões sobre comportamento para jogadores, treinadores e pessoas que o acompanham.
Uma das pessoas que acompanha esse trabalho realizado por Saldanha é Rodrigo Fiuza, presidente do Bela Vista. Através das redes sociais, os dois começaram trocar ideias e, nos últimos dias, chegaram a um acordo para Esquerda assumir o comando técnico do Bela Vista. “Tenho uma alegria muito grande de estar podendo trabalhar com o Bela Vista Futsal, um time bom, que se conhece, time de amigos”, destaca o novo treinador da equipe local.
Primeiras impressões
Antes da estreia na Série Bronze, Esquerda terá praticamente dois meses para ajustar detalhes e preparar a equipe para o grande desafio da temporada. “Temos torneios e amistosos preparatórios, vamos pra cima. Esse momento é importante para ajustar os detalhes. Os integrantes do time são ‘pé no chão’ demais, isso é muito importante no futsal. O pessoal do Bela Vista é sério, comprometido, isso é visão a longo prazo. E isso me motivou muito a acertar com a equipe”, acrescenta.
“O time é bom, a galera se conhece, joga junto. Os atletas sabem as características de cada um, isso é muito importante. No futsal, o espaço é reduzido, a galera precisa estar junto. A minha função é ir ajustando as peças, fazer todo mundo render ao máximo junto. Gosto de trabalhar com jovens jogadores, é o futuro. O objetivo sempre vai ser vencer, essa é a semente que quero plantar. Estamos no alto nível do futsal gaúcho”, completa o treinador.