Polícia Civil lançou cartilha para evitar crimes cibernéticos - Foto: divulgação/PC

Uma cartilha alertando para golpes aplicados na internet é a nova ação da Policia Civil para ajudar a barrar os crimes de estelionato que têm se propagado no ambiente virtual – principalmente, em meio à pandemia. O documento com 18 páginas foi lançado na manhã desta quinta-feira, 18, e está disponível para download no site da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Publica do Estado do Rio Grande do Sul.

Quinze dos principais golpes que mais fazem vítimas na internet têm a sua forma de operação explicada na cartilha, que também traz dicas sobre como não cair no conto do vigário. Entre os golpes, estão os do “bilhete premiado” e do “auxílio emergencial”, além da “clonagem do WhatsApp”. Nesse último, pessoas que informam o número de contato do WhatsApp em sites de vendas, por exemplo, abrem margem para que golpistas, se passando por funcionários do site, entrem em contato.

O falso colaborador informa que para o anúncio ser validado, necessita de um código que chegará via SMS (mensagem de texto). Nesse instante, o criminoso tenta logar no WhatsApp com o número da outra pessoa, o que faz com que o aplicativo envie para a vítima uma mensagem com um código de verificação. Erroneamente, quando esse número – que é o código de segurança do aplicativo – chega no celular da vítima, ela informa para o criminoso, tornando possível ao fraudador concluir a clonagem do número.

Clique abaixo e confira o conteúdo da cartilha:

 Cartilha para prevenir golpes na internet (.pdf 15,28 MBytes)

Deixe seu comentário