Nesta quarta-feira, dia 25, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Montenegro promoveu uma palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama, em parceria com a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPECAN) unidade de Bento Gonçalves. O evento aconteceu na sede do CRAS, no bairro Municipal.
A palestra também tem objetivo apresentar o trabalho realizado pela AAPECAN e sua atuação nas regiões do estado. Além de oferecer suporte e informações sobre a prevenção do Câncer de Mama, a Associação coleta mechas de cabelo para transformá-las em perucas, que são disponibilizadas ao Banco de Perucas de Montenegro.
Josi Paz, secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação, desta o compromisso da Secretaria em apoiar mulheres que enfrentam o Câncer de Mama. “Na Secretaria, temos perucas, próteses de seios, turbantes, lenços e, hoje, fomos presenteadas pela equipe de mulheres luteranas da cidade, que produzem almofadinhas em formato de coração para colocar embaixo do braço, logo depois da cirurgia. Tudo isso essa está disponível para às mulheres que necessitarem.”
Karen Rovella, psicóloga da AAPECAN, enfatiza a importância de eventos como esse, que visam conscientizar a comunidade sobre cuidar da saúde. “O principal é falar da prevenção ao câncer de mama, porque estamos no Outubro Rosa, mas também trazer para a comunidade o trabalho que a gente faz, através da nossa associação”, explica Karen.
Para a psicóloga, a palestra também é uma oportunidade para mudar ideias ultrapassadas sobre o tema. “É importante quebrar tabus sobre assuntos que a gente não fala. Percebo como pessoas que já enfrentaram a doença evitam falar a palavra ‘câncer’ por medo de adquiri-lo”, comenta a palestrante.
Dona Jocelina Batista, 78, e Clair Millarch, de 76 anos, participaram da palestra. Ambas são integrantes do grupo de Convivência e Fortalecimento há mais de duas décadas. ”Eu gosto daqui, da amizade, da integração com os colegas, e também do aprendizado que ocorre”, diz Jocelina.
Além da convivência e dos momentos compartilhados ao longo dos anos, as participantes valorizam as lições sobre saúde. “As orientações são muito boas, principalmente no que diz respeito à saúde. Já utilizei as informações sobre prevenção do câncer e para acompanhamento médico. É muito útil”, avalia Clair.