Foto: arquivo Jornal Ibiá

Montenegro baixou a idade para primeira dose de vacina contra Covid-19, e imuniza nesta terça-feira, 28, a partir dos 14 anos sem comorbidades. A população é atendida nos postos dos bairros Industrial e Santo Antônio, das 8h às 12h e das 13h até as 16 horas. Nos mesmos locais também são vacinados adolescentes entre 12 e 17 anos com comorbidades.

Além disso, gestantes e puérperas (até 45 dias após o nascimento do bebê) podem realizar a primeira dose após agendamento na Vigilância Sanitária pelo 3632-0138. Os idosos a partir de 70 anos e imunossuprimidos têm reforço com terceira dose também na Vigilância Sanitária, após agendamento pelo mesmo número. O prazo entre reforço e a segunda dose do esquema vacinal é de seis meses para idosos, e de 28 dias para pessoas imunossuprimidas.

Para quem for se vacinar é obrigatório apresentar, no momento da vacinação, um documento pessoal com foto (CNH ou RG). Também é necessário apresentar o comprovante de vacinação com as duas primeiras doses e documento que comprove a doença imunossupressora (laudo médico ou receita de medicamento listado abaixo).

Já a segunda dose das vacinas Coronavac, Oxford e Pfizer estão sendo ofertadas nas unidades de saúde da Germano Henke, das 8 Às 12h e das 13h às 15, e após no Centro das 15h às 21h. Os intervalos entre doses são de 28 dias para a Coronavac e 12 semanas para a Oxford. Já o prazo para a Pfizer reduziu, passando agora para oito semanas de intervalo em relação a primeira aplicação.

Região também aplica doses em adolescentes

Municípios da região também estão aplicando doses em adolescentes sem comorbidades. A Secretaria Municipal da Saúde de Maratá já iniciou a etapa de agendamentos da aplicação da vacina contra a Covid-19 aos adolescentes com mais de 15 anos. Marataenses (vinculados pelo cartão SUS ou cadastro ESF) com 15 anos ou mais e demais grupos já anunciados que não foram contatados ou não atenderam aos contatos da equipe, poderão agendar a vacina pelo número 51 99646-9454.

A secretaria municipal de Saúde, Saneamento e Assistência Social de São José do Sul comunica que ampliou para adolescentes de 14 anos ou mais a vacinação contra a Covid-19. A aplicação da vacina ocorre no Centro de Saúde mediante agendamento pelos telefones 3614-8076 e 3614-8129 ou pelo WhatsApp através do número 9 9976-0724. O município segue agendando a aplicação de vacinas em pessoas de grupos vacináveis anteriormente divulgados e que ainda não se imunizaram.

A secretaria municipal de Saúde e Assistência Social de Brochier também avançou na vacinação contra a Covid-19. Agora, podem agendar a imunização adolescentes com 16 anos ou mais. Por se tratar de munícipes menores de idade, a imunização deles só ocorrerá na presença de um adulto responsável.

O agendamento para a imunização dos adolescentes ou de pessoas de outros grupos vacináveis que ainda não se imunizaram deve ser feita pessoalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro ou pelo telefone 3697-3073 ou pelo WhatsApp 9 9245-2543. No caso dos três municípios idosos 70+ e pessoas com alto grau de imunossupressão devem agendar a dose de reforço.

Até o fechamento desta matéria a Prefeitura de Pareci Novo não havia informado a sua programação de vacinação.

Deixe seu comentário