Exames rápidos detectam anticorpos do novo coronavírus. Foto: Divulgação/SES

Região recebe, ao todo, 116 caixas com 20 unidades cada

O Governo do Estado inicia nesta quinta-feira, dia 14, a distribuição do novo lote de testes rápidos para detecção de anticorpos do novo coronavírus. Os mais de 135 mil testes foram divididos de acordo com critérios populacionais e epidemiológicos. Com essa nova leva, chega a mais de 243 mil o total de exames deste tipo já distribuídos aos Municípios gaúchos por meio da secretaria estadual da Saúde (SES). Neste novo lote, entre as 20 cidades que pertencem à Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) serão divididas 116 caixas. Cada caixa conta com 20 unidades do teste.

A expectativa é que os novos testes rápidos permitirão a ampliação do número de pessoas testadas. O coordenador do Centro de Operações de Emergência da SES, Marcelo Vallandro, destaca que a orientação a partir de agora é testar também, desde que apresentem sintomas, pessoas com mais de 50 anos e profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e no transporte coletivo de passageiros. Também passam a ser testadas as pessoas que residam com quem teve confirmação laboratorial para Covid-19.

De acordo com a SES, são critérios para a distribuição das 5.467 caixas de testes rápidos a quantidade de profissionais da Saúde no Município, a população acima de 50 anos, Município com casos confirmados para a Covid-19, Municípios com novos casos confirmados da doença e que não haviam recebido caixas por esse critério nas remessas anteriores e o número de leitos para atendimento a síndromes gripais.

Além disso, foi garantido o número de ao menos uma caixa por Município além de um estoque de mais 26 mil testes nas 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para uso em situações estratégicas como surtos e óbitos acima da demanda. Também foi reservada uma cota de testes para uso na pesquisa de amostragem da população pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e para a área da Segurança Pública Estadual.

Quantas caixas virão ao Vale do Caí
Município             Número de caixas
Alto Feliz                2
Barão       4
Bom Princípio       8
Brochier  3
Capela de Santana             5
Feliz          8
Harmonia               5
Linha Nova            2
Maratá    4
Montenegro        27
Pareci Novo          3
Portão     11
Salvador do Sul    9
São José do Hortêncio     2
São José do Sul    2
São Pedro da Serra            2
São Sebastião do Caí         11
São Vendelino     2
Tupandi  3
Vale Real                3
Total: 116 caixas
Fonte: SES

Deixe seu comentário