Agora, 302 municípios registram casos de Covid-19. Imagem: SES-RS

O anúncio da primeira morte por Covid-19 em Triunfo gerou polêmica nas redes sociais. O caso foi anunciado pela Prefeitura por volta das 13 horas, no Facebook. Algum tempo depois, a filha da vítima também se manifestou na rede social, afirmado a morte não decorreu em virtude de contaminação pelo novo Coronavírus. Ela comentou que a família informou à Equipe Epidemiológica de Triunfo, enviando o atestado de óbito “onde diz o real motivo da morte”. Inclusive, com dois exames que comprovariam que seu pai estava curado do Covid-19.

O Município emitiu então nota de esclarecimento, argumentando que os dados epidemiológicos, levantados pela Vigilância em Saúde, são alimentados tendo por base as normas do DataSus. A fonte para tal é a declaração de óbito e todos os campos nela constantes, conforme dita o Manual de Procedimentos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

E, seguindo determinação mundial, o registro no Atestado Médico não inclui sintomas e modos de morrer, como insuficiência cardíaca ou insuficiência respiratória, por exemplo. A causa básica deve ser definida como “a doença ou lesão que iniciou a cadeia de acontecimentos patológicos que conduziram diretamente à morte, ou as circunstâncias do acidente ou violência que produziram a lesão fatal”. Em resumo, a causa concorrente à morte – em relação a esta vítima é o Covid-19 – também é contabilizada para fins epidemiológicos.

O Boletim também confirma mais dois casos de pessoas com o novo coronavírus em Triunfo, que agora chega a 42 no Município. O número de recuperados subiu para 35.

Feliz investiga surto em empresa
Já no município de Feliz, a preocupação está em torno de possível surto do novo Coronavírus dentro de uma empresa, situação que está em investigação. Não há mais informações a respeito, sequer qual o ramo de atividade de indústria. A nota da Prefeitura diz apenas que a notificação veio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) por meio de Nota Informativa. O documento diz que é considerado surto quando há, ao menos, dois casos suspeitos, sintomáticos, com vínculo de tempo de sete dias entre as datas de início dos sintomas dos casos.

A Prefeitura não revelou se as atividades foram suspensas na empresa, limitando-se a informar que sua Vigilância Epidemiologia está em constante contato, orientando e acompanhando a aplicação de protocolos de segurança. Também teria sido realizada inspeção para avaliar as condições de trabalho.

Também confirmaram novos casos Brochier, agora com seis pessoas infectadas, com três recuperados; Montenegro, que de 60 subiu para 65 em 24 horas, e tem um óbito e 35 recuperados. Confirmou ainda Tupandi, que chegou a seis casos, dos quais dois estão curados. Nesta cidade, um dos quatro pacientes é um homem de 54 anos que estava na UTI do Hospital Montenegro (HM) desde semana passada, e ontem foi transferido para o Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.

E no início da noite da terça-feira, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Serra confirmou mais seis casos. De nenhum registro há uma semana, agora a cidade tem sete pacientes contaminados pelo novo Coronavírus. Entre os confirmados, estão dois homens, de 45 e 56 anos; e mais três adultos, na faixa etária dos 20 anos, e um bebê apenas 11 meses. Todos foram diagnosticados por teste rápido e pertencem à mesma família.

Balanço geral da Região
Assim, a Região (Vale do Caí + Triunfo + Portão) soma agora 232 casos acumulados, ante os 209 da segunda-feira, verificando um salto de 23 confirmações em 24 horas: Montenegro (65), Triunfo (42); Bom Princípio (27); São Sebastião do Caí (24); Portão (20); Feliz (13); Harmonia (5); Maratá (4); São Vendelino (5); Brochier (6); Salvador do Sul (2); Tupandi (6); São José do Hortêncio (2); Pareci Novo (1); Vale Real (1); Capela de Santana (1); São Pedro da Serra (7), Barão (1). Em Maratá, chegaram testes de moradores que trabalham no Frigorífico Languiru em Poço das Antas, dos quais quatro foram negativos e um ainda segue em análise. Não houve novas coletas.

E agora são 155 os recuperados em : Triunfo (35); Montenegro (25); Bom Princípio (25); São Sebastião do Caí (18); Portão (12); Feliz (7); Harmonia (5); Maratá (4); Salvador (2); Tupandi (2); Pareci Novo (1); São Vendelino (4); Brochier (3); Vale Real (1) e Barão (1).

Estado tem 13 mortes entre segunda e terça-feira
No Rio Grande do Sul, o salto na terça-feira foi de mais 423 novos casos confirmados. Na atualização, por volta das 19 horas, o Boletim do Covid-19, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), aponta acumulado de 9.919 pessoas infectadas, sendo que na segunda-feira eram 9.496. Também foram registradas mais 13 mortes, avançado de 232 para 245 vidas perdidas (2,5% de letalidade do total de casos). Os recuperados são 7.560 (76,2%) e os em recuperação ativa somam 2.114 (21,3%). A oscilação na ocupação de leitos é de 72.3% do total de 1.906 vagas.

No Brasil, ocorreu o registro de 1.262 mortes em 24 horas, elevando assim o total acumulado para 31.199 óbitos (letalidade de 5,6%). O registro de casos agora é de 555.383 no acumulado do país, somado os 28.936 doentes positivados entre segunda e terça-feira.

Deixe seu comentário