Mapa mostra uma concentração de casos entre regiões Serra e Metropolitana. Foto: SES

O boletim Mapa do Coronavírus (http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/), da Secretaria Estadual da Saúde, foi atualizado confirmando que a curva de contaminação segue em aclive. Já são 239 casos confirmados, com três casos de morte. E agora são 47 municípios com pacientes positivos, sendo que Porto Alegre segue na liderança com 143 ocorrências.

Mapa mostra uma concentração de casos entre regiões Serra e Metropolitana. Foto: SES
Faixas etárias em mercado de trabalho são as mais afetadas. Foto: SES/RS

E a cidade de Bagé, na Metade Sul, com nove casos, ultrapassou Canoas (oito casos). No Vale do Caí não há ocorrências. E a Secretaria informou na manhã desta segunda-feira, dia 30, a terceira morte pelo Covid-19. O empresário Luiz Alberto Anschau, de 60 anos, era natural de Ivoti e estava internado em Novo Hamburgo. A vítima é um dos donos da marca de Sucos Petry, e confirma a fragilidade dos ‘grupos de risco’. Isso porque o maior número de contaminações está nas faixas etárias entre 20 e 59 anos; todavia, as três fatalidades foram de idosos.

No enfretamento da pandemia, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) vai contar com a parceria do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização de testes de diagnóstico de Covid-19. Serão feitos de 400 a 500 exames por dia, a partir das próximas semanas.

O principal foco é a realização do teste em profissionais de saúde envolvidos na linha de frente do atendimento, com o objetivo de conter uma disseminação da doença entre as equipes médicas. O instituto apresenta a capacidade técnico-científica necessária para o diagnóstico, recursos humanos e equipamentos de pesquisa.

RS teve 78 casos confirmados em sete dias. Foto: SES/RS

Já o governo do Estado começou a distribuir equipamentos de proteção a trabalhadores de saúde. Máscaras, luvas e aventais fazem parte dos 80 mil kits de proteção individual enviados pelo Ministério da Saúde. Parte deste material já foi entregue a hospitais com UTI, hemocentros e farmácias de medicamentos especiais.

Deixe seu comentário