Imagem: Reprodução/ Internet

Na tarde em que a Prefeitura confirma mais três casos positivos para Covid-19, a comunidade de São Sebastião do Caí recebe em contrapartida de uma boa notícia para sua área de Saúde Pública. Nesta quinta-feira, dia 28, o Governo do Estado informou o repasse de valores a sete hospitais gaúchos para cobrir o custo de 47 leitos.

Entre os contemplados está a casa de saúde Sagrada Família. “É a melhor notícia que poderíamos ter”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Diomar Machado Flores. Ele assinalou que a Prefeitura mantém convênio que custeia o Plantão 24 horas pelo SUS, e agora será parceria no que for necessário para concretizar estas novas vagas para Tratamento Intensivo na cidade.

O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, durante transmissão ao vivo nas redes sociais. Os leitos já estão prontos – com aparelhos e equipes médica e de enfermagem à disposição –, mas ainda não foram habilitados pelo Governo Federal, que costuma demorar em sua ação. Então, para permitir o funcionamento imediato, o Executivo decidiu custear essas vagas em sete municípios gaúchos. A diária de cada leito é de R$ 1,6 mil.

“Estamos ampliando nossa capacidade de UTI em mais de 60%”, disse Leite. No início de maio, o governador havia anunciado que o Estado faria o aporte dos recursos necessários para a habilitação de 139 leitos estaduais, distribuídos em 18 hospitais. Apenas no dia 19 de maio a União fez o repasse, em parcela única, de R$ 34,8 milhões, possibilitando a habilitação desses leitos de UTI. O restante do valor foi repassado a outros 131 leitos de hospitais com gestão plena, ou seja, sob gestão municipal.

Quantidade de leitos custeados nos sete hospitais:
05 leitos – Hospital Sagrada Família/ São Sebastião do Caí
01 leito – Hospital Santa Luzia/ Capão da Canoa
05 leitos – Hospital Santa Casa de São Gabriel/ São Gabriel
05 leitos – Hospital Notre Dame São Sebastião/ Espumoso
20 leitos – Hospital São Vicente de Paulo/ Passo Fundo
05 leitos – Hospital Santa Terezinha/ Erechim
06 leitos – Hospital de Caridade Frei Clemente/ Soledade

Deixe seu comentário