Foto: istock

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira, 15 de junho, o reajuste tarifário anual (RTA) para os clientes da RGE Sul, distribuidora que atende 381 municípios do Rio Grande do Sul A tarifa terá um aumento médio de 9,93% para os clientes do grupo B, conectados na baixa tensão (residências, propriedades rurais, indústrias e comércios de pequeno porte) e um aumento médio de 10% para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e comércios de grande porte). O reajuste passa a valer a partir do dia 19 de junho.

Para o cálculo das tarifas, a Aneel considera custos com a compra de energia dos geradores, com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais, além de cenário hídrico e variação da inflação, conforme regras estabelecidas para o todas as empresas do setor.

É importante reforçar que no início de junho, a Aneel acionou a Bandeira Vermelha, patamar 2 na tarifa de energia elétrica. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras.

Compartilhar

Deixe seu comentário