Foto: reprodução internet

Os gaúchos devem começar a preparar o bolso, pois vem aí aumento na conta de luz. O reajuste médio de 20,58%, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entra em vigor para os consumidores da Rio Grande Energia S.A, a RGE, a partir do dia 19, próxima terça-feira.
Para os clientes de alta tensão, que incluem as indústrias de grande porte, a alteração será de cerca de 19,04%. Já a tarifa aplicável aos clientes de baixa tensão, como residências e estabelecimentos comerciais de pequeno porte, terá reajuste de 21,55%.

De acordo com a RGE, “o aumento das despesas com a compra de energia e o pagamento dos encargos setoriais tiveram um peso significativo na definição dos novos valores tarifários da concessionária”. A empresa atende cerca de 1,4 milhão de unidades consumidoras em 255 municípios do Estado.

Segundo a Aneel, a revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos.

Veja dicas de como economizar energia elétrica
*Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes.
Durante o dia, dê preferência à iluminação natural. Abra cortinas, janelas e persianas da sua casa e nunca se esqueça de apagar as luzes de ambientes vazios.
*Não pinte o teto e paredes internas de sua residência com cores escuras. Ambientes assim exigem lâmpadas mais fortes que consomem mais energia.
*Coloque o chuveiro elétrico na posição “verão” nos dias mais quentes, pois o consumo é 30% maior na posição “inverno”.
*Programe banhos para os inícios ou finais de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito.
*Evite tomar banho de chuveiro elétrico nos horários de pico (das 17h às 21h).
Mantenha limpos os orifícios da passagem de água do seu chuveiro elétrico.
*Observe a borracha de vedação da sua geladeira periodicamente. Vedação defeituosa provoca um dos maiores desperdícios de energia.
*Só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo.
*Nunca utilize a parte traseira das geladeiras para secar roupas ou tênis. Mantenha as serpentinas sempre limpas e livres de objetos.
*Freezer e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.
*Limpe freqüentemente os filtros das lavadoras de roupas.
*Máquinas de lavar e secar devem ser ligadas somente quando houver a quantidade máxima de peças. Assim, você evita a utilização desnecessária.
*Acumule a maior quantidade de roupas para passar de uma só vez e, se possível, faça isso em um dia da semana. Passe primeiro as peças que requeiram temperaturas mais baixas.
*Evite passar roupa quando diversos aparelhos elétricos estiverem ligados ao mesmo tempo.
*Evite o hábito de dormir com o aparelho ligado. E desligue a TV e aparelho de DVD da tomada. Aparelhos em stand-by consomem energia.
*No computador, utilize o recurso de descanso de tela.
*Nunca deixe o computador, impressora ou outros periféricos ligados quando não estiverem em uso.
Fonte: site REG

Deixe seu comentário