O 4º ano junto das professoras Ceneida Cardozo Rodrigues e Silvana Schallenberger

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pedro Steigleder já aprenderam as principais atitudes para ter consciência no trânsito. Tudo para a Montengro do futuro ter ruas mais seguras.

A professora Silvana Schallenberger, planejou diversas atividades com a turma do 4º ano do Ensino Fundamental, desde o Dia do Trânsito, 25 de setembro. Durante esta semana, os alunos apresentaram os frutos das semanas de trabalho sobre educação no trânsito.

“Levamos eles para observarem os motoristas na frente da escola. Depois, eles pediram para fazer as maquetes. Foi ideia deles”, conta a professora, que trabalha junto com a professora titular, Ceneida Cardozo Rodrigues. Animados e cheios de informações sobre segurança no trânsito, os alunos construíram quatro maquetes, simulando situações que acontecem diariamente na vida dos pedestres e motoristas.

O grupo da Emilly Monique da Cruz Azevedo, Adriano Francisco da Silva e João Pedro da Cruz Machado quis retratar como o trânsito deveria ser. Em sua maquete, o grupo evidenciou as regras que os motoristas deveriam seguir ao dirigir, como cuidar as sinaleiras e pedestres. “Tem que sempre esperar a sinaleira abrir”, explica João.

Acidentes de trânsito são acontecimentos rotineiros, e isso chamou a atenção dos alunos David Eduardo Brum, João Victor Farias de Oliveira, Eduan dos Passos Avila e Evelyn Backselau, que construíram sua maquete com uma batida entre dois automóveis. “A gente aprendeu as cores da sinaleira, respeitar, usar o cinto de segurança e a faixa de pedestre”, conta Evelyn.

As meninas Vitória Carolina Weizenmann, Larissa dos Santos da Silva e Geovanna Cecatto dos Santos construíram seu trabalho com a fachada da própria escola. Fizeram as sinaleiras, faixas de segurança e estabelecimentos que estão em torno do local. E as colegas Julia Eduarda de Oliveira, Alana Almeida e Nathalia Vicente abordaram um assunto ainda mais sério: o atropelamento. Em seu trabalho, elas retrataram a cena de uma boneca esperando atendimento, após um carro passar pelo sinal vermelho e o atropelamento acontecer.

Compartilhar

Deixe seu comentário