Jovens têm a missão de manter viva o folclore do estado. Foto: 15ªRT

A 15º Região Tradicionalista (RT) do MTG iniciou sábado, dia 22, a 1ª etapa do 32º Entrevero Cultural de Peões e 50ª Ciranda Cultural de Prendas. Em sua fase regional abrangendo entidades dos vales do Caí, Sinos, Taquari e Carbonífera, o evento do Departamento Cultural tem parceria do Piquete de Laçadores Timbaúva, da cidade de Portão, entidade da 1ª Prenda da 15ª RT, Juliane da Cruz Carvalho.

Nessa primeira etapa peões realizaram provas campeiras e prendas mostras folclóricas. Se dos homens são exigidas habilidade e destreza, das mulheres são pedidas demonstrações da Cultura através de materiais conforme a criatividade de cada concorrente, baseado nas pesquisas conforme tema predefinido pelo MTG.

Também foram feitas provas artísticas e oral de conhecimentos conforme o tema sorteado junto a comissão avaliadora. A segunda etapa do concurso será dia 29 deste mês (sábado), a partir das 9h, com a prova escrita. Naquela noite será realizado o fandango da divulgação do resultado na sede do Timbaúva.

Os concorrentes por categoria
Na 50ª Ciranda Cultural de Prendas as concorrentes na categoria Mirim são: Alessandra Windy dos Santos, do CTG Tropeiro da Serra, de Barão; Mariana Rodrigues Martins, do Piquete de Laçadores Timbaúva, de Portão; Mariane Ramos Osaida, do Piquete Estância de Santa Ana, de Capela de Santana; Manuela Alles Foscarini, do CTG Porteira Aberta, de Bom Princípio; Érica Weizenmann da Silva, do CTG Estância do Montenegro, de Montenegro; e Valentina Milke Costa, do CTG Os Lanceiros, de Montenegro.

Na categoria Juvenil estão concorrendo: Maria Eduarda Lima de Souza, do CTG Pelego Branco, de Taquari; Mônica Laís Mossamann, do CTG Querência da Serra, de Salvador do Sul; Camila Ehrig Zandoná, do CTG Rancho Feliz, de Feliz; Fernanda Goettems da Silva, do PL Estância de Santa Ana, de Capela de Santana; e Izadora de Azeredo, do CTG Estância do Montenegro, de Montenegro. Já na categoria adulta disputam: Paola Gossenheimer, do CTG Tropeiro da Serra, de Barão; Nicole Tamara de Azeredo, do CTG Estância do Montenegro, de Montenegro; e Morgana Nunes, do PL Estância de Santa Ana, de Capela de Santana.

No 32º Entrevero Cultural de Peões concorrem na categoria Piá: Vitor Hanauer, do PL Estância de Santa Ana, de Capela de Santana; e Joaquim de Oliveira Nunes, do PL Timbaúva, de Portão. Na categoria Guri está Micael de Souza Paré, do CTG Querência da Serra, de Salvador do Sul; e na Peão Heron Seidel Winck, do PL Estância de Santa Ana, de Capela de Santana; Gabriel Chaves Martins, do PL Timbaúva, de Portão; e Gabriel Azeredo de Mello, do CTG Estância do Montenegro.

Os classificados em primeiro em cada categoria participarão da fase estadual. Essa é dividida em Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá em Santa Maria; e o Entrevero Cultural de Peões, a ser realizado em Cachoeira do Sul.

Deixe seu comentário