(Foto: Polícia Civil)

O concurso público de ingresso na carreira de Delegado de Polícia registra o número de 16.038 candidatos inscritos.

Conforme a Fundatec, empresa que irá realizar as etapas da prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, do total, 39% são mulheres e 61% são homens. A idade média dos candidatos ao cargo é de 33,13 anos, sendo que a maioria dos candidatos (9.576) se encontra na faixa etária entre 26 e 35 anos de idade. Os números foram divulgados durante reunião na tarde dessa quarta-feira (4), no Palácio da Polícia. A aplicação da do exame teórico será no dia 20 de maio. O salário inicial está no valor de R$ 20.353,06.

O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiências e para pessoas negras ou pardas. A deficiência deve ser compatível com a atividade policial, o que será avaliado por uma Comissão Especial. Segundo informado em relatório emitido pela banca, 15% dos candidatos se declararam negros e pardos e 2%, portadores de algum tipo de deficência.

Esta edição do concurso apresenta algumas inovações em comparação aos certames anteriores, visando acompanhar os demais concursos para as carreiras policiais. O objetivo é o de buscar um perfil vocacionado, técnico e especializado. Foram acrescentadas provas de medicina legal e criminologia. Na inspeção de saúde, foi incluído o exame toxicológico. Outra novidade acontece na etapa dos exames físicos no qual o teste do dinamômetro foi substituído pelo exame de barra. Por fim, para preencher os requisitos de investidura, o candidato deverá ter no mínimo três anos de atividade jurídica ou policial.

A aplicação da prova de capacitação intelectual será realizada no dia 20 de maio. O salário inicial está no valor de R$ 20.353,06.

Deixe seu comentário