CRÉDITO: ARQUIVO JORNAL IBIÁ

O Governo do Estado e o BNDES divulgaram um resumo das obras obrigatórias na concessão das rodovias da região à iniciativa privada – intervenções que serão pagas com a instalação de novos pedágios. Com a saída da praça da EGR, de Rincão do Cascalho, a previsão é de novas praças, privadas, em Capela de Santana (ERS-240) e em Bom Princípio (ERS-122).

A concessão ainda está sendo discutida através de consulta pública, que está recebendo sugestões encaminhadas por formulário no site https://parcerias.rs.gov.br/rodovias. A data limite é 18 de julho. Pelo mesmo site, nesta quinta-feira, dia 15, audiência pública virtual vai discutir o tema a partir das 14h. Se as tratativas seguirem, a previsão é de que as rodovias sejam leiloadas à iniciativa privada já em dezembro; e que a concessão inicie ano que vem.

Veja o resumo das obras com a concessão; com o ano previsto de realização:

Bom Princípio (ERS-122)

– Total de investimentos – R$ 168 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
4 Retorno em desnível km 25,72 R$ 5,3 mi
5 Adequação de interseção km 22 R$ 0,3 mi
5 Adequação de interseção km 24,673 R$ 0,3 mi
5 Adequação de interseção km 29,709 R$ 0,3 mi
5 Adequação de interseção km 35,889 R$ 0,3 mi
5 Rótula alongada km 22 R$ 2,9 mi
5 Rótula alongada km 24,673 R$ 2,9 mi
5 Rótula alongada km 29,709 R$ 2,9 mi
5 Rótula alongada km 35,889 R$ 2,9 mi
7 Adequação de acesso 2 R$ 0,8 mi
7 Adequação de acesso 9 R$ 3,4 mi
4 Implantação de ponte/viaduto km 25,72 R$ 4,4 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio Columbio R$ 0,5 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio Três Mares R$ 0,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Rio Caí R$ 2,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Rio Mauá R$ 1,3 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Acesso a Bom Princípio R$ 0,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Estrada Contorno R$ 0,5 mi
6 Reforço de ponte/viaduto sobre Arroio Columbio R$ 1,7 mi
6 Reforço de ponte/viaduto sobre Rio Caí R$ 16,2 mi

 

Capela de Santana (ERS-240)

– Total de investimentos – R$ 134 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
5 Duplicação Do km 17 ao 18,93 R$ 4,62 mi
6 Duplicação Do km 18,93 ao 31,16 R$ 27,80 mi
5 Passarela Km 18,8 R$ 0,99 mi
5 Adequação de acesso 5 R$ 1,9 mi
6 Adequação de acesso 15 R$ 5,7 mi
6 Rótula alongada km 19 R$ 2,9 mi
6 Rótula alongada km 22,8 R$ 2,9 mi
6 Rótula alongada km 28,2 R$ 2,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Ponde sobre o Rio Caí (km 31,02) R$ 2,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Viaduto sobre a Várzea do Rio Caí III R$ 1 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Viaduto sobre a Várzea do Rio Caí IV R$ 0,7 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Viaduto sobre a Várzea do Rio Caí V R$ 0,7 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto Viaduto sobre a Várzea do Rio Caí VI R$ 1,4 mi
6 Implantação de ponte/viaduto km 29,71 R$ 3,1 mi
6 Implantação de ponte/viaduto km 30,315 R$ 1,6 mi
6 Implantação de ponte/viaduto km 30,665 R$ 1,6 mi
6 Implantação de ponte/viaduto km 30,92 R$ 2,3 mi
6 Implantação de ponte/viaduto km 31,04 R$ 6,3 mi

 

Montenegro (ERS-240 e RSC-287)

– Total de investimentos – R$ 217 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
3 Duplicação 240 Do km 31,8 ao 33,58 R$ 3,57 mi
5 Duplicação 287 Do km 0 ao 3,23 R$ 10,42 mi
5 Duplicação 287 Do km 3,23 ao 5,76 R$ 6,40 mi
5 Duplicação 287 Do km 5,76 ao 7,11 R$ 3,29 mi
6 Duplicação 287 Do km 31,17 ao 31,8 R$ 1,43 mi
25 Duplicação 287 Do km 7,11 ao 15,99 R$ 23,27 mi
5 Passarela 287 km 1,2 R$ 0,99 mi
5 Passarela 287 km 1,7 R$ 0,99 mi
5 Passarela 287 km 3,6 R$ 0,92 mi
3 Adequação de acesso 240 14 R$ 5,3 mi
3 Rótula simples 240 km 31,8 R$ 1,1 mi
5 Adequação de acesso 287 4 R$ 1,5 mi
5 Diamante com rótula 287 km 5,9 R$ 7,1 mi
5 Passagem inferior 287 km 2 R$ 1,3 mi
5 Rótula simples 287 km 0 R$ 1,1 mi
5 Rótula simples 287 km 1,7 R$ 1,1 mi
5 Trombeta 287 km 3,2 R$ 6,8 mi
25 Adequação de acesso 287 6 R$ 2,3 mi
5 Alargamento de ponte/viaduto 287 sobre Arroio da Cria R$ 0,4 mi
5 Alargamento de ponte/viaduto 287 sobre Rua João Vicente R$ 0,5 mi
5 Implantação de ponte/viaduto 287 km 0 R$ 19,1 mi
5 Implantação de ponte/viaduto 287 km 0,7 R$ 4,8 mi
5 Implantação de ponte/viaduto 287 km 6,75 R$ 1,6 mi
5 Reforço de ponte/viaduto 287 sobre Arroio da Cria R$ 0,6 mi
5 Reforço de ponte/viaduto 287 sobre Rua João Vicente R$ 0,7 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto 240 sobre Várzea do Rio Caí I R$ 1 mi
6 Implantação de ponte/viaduto 240 km 31,215 R$ 2,2 mi
7 Alargamento de ponte/viaduto 287 sobre ferrovia no km 7,57 R$ 1,2 mi
7 Reforço de ponte/viaduto 287 sobre ferrovia no km 7,57 R$ 1,7 mi
25 Implantação de ponte/viaduto 287 km 7,66 R$ 5,4 mi

VEJA OS DETALHES, AQUI: Concessão prevê viadutos e passarelas na RSC-287

Portão (ERS-240)

– Total de investimentos – R$ 136 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
5 Duplicação do km 13,2 ao 16,99 R$ 9,09 mi
5 Faixa adicional do km 6 ao 7,03 R$ 3,41 mi
21 Faixa adicional do km 7,03 ao 13,2 R$ 17,14 mi
5 Passarelala km 14 R$ 0,99 mi
4 Adequação de interseção km 0,702 R$ 0,3 mi
4 Rótula alongada km 0,702 R$ 2,9 mi
4 Adequação de interseção km 12,2 R$ 0,2 mi
4 Adequação de interseção km 7,3 R$ 0,2 mi
4 Rótula alongada km 12,2 R$ 2,9 mi
4 Rótula alongada km 7,3 R$ 2,9 mi
5 Adequação de acesso 1 R$ 0,4 mi
5 Adequação de acesso 10 R$ 3,8 mi
5 Rótula alongada km 13,8 R$ 2,9 mi
7 Adequação de acesso 1 R$ 0,4 mi
7 Adequação de acesso 1 R$ 0,4 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio Portão R$ 0,7 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto viaduto de acesso a Portão (km 9,14) R$ 1,3 mi

 

São Sebastião do Caí (ERS-122)

– Total de investimentos – R$ 131 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
4 Adequação de interseção km 10 R$ 0,3 mi
4 Adequação de interseção km 5,494 R$ 0,3 mi
4 Rótula alongada km 10 R$ 2,9 mi
4 Rótula alongada km 5,494 R$ 2,9 mi
5 Adequação de interseção km 17,3 R$ 0,3 mi
5 Rótula alongada km 17,3 R$ 2,9 mi
7 Adequação de acesso 3 R$ 1,1 mi
7 Adequação de acesso 6 R$ 2,3 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio Paradiso R$ 0,5 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto sobre Rio Cadeia R$ 0,9 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto viaduto de acesso ao Caí (km 15,55) R$ 0,5 mi
6 Alargamento de ponte/viaduto viaduto sobre a Várzea do Cadeia R$ 0,6 mi
6 Reforço de ponte/viaduto sobre Arroio Paradiso R$ 2,6 mi
6 Reforço de ponte/viaduto viaduto de acesso ao Caí (km 15,55) R$ 1,8 mi
6 Reforço de ponte/viaduto viaduto sobre VRS-874 (km 14,77) R$ 1,6 mi

 

Triunfo (RSC-287)

– Total de investimentos – R$ 47 milhões

ANO DA CONCESSÃO TIPO DE MELHORIA LOCAL/QTD VALOR
25 Duplicação do km 16 ao 21,49 R$ 14,37 mi
25 Adequação de acesso 4 R$ 1,5 mi
25 Diamante com rótula km 21,49 R$ 7,1 mi
7 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio do Gil R$ 0,5 mi
7 Alargamento de ponte/viaduto sobre Arroio Porto R$ 0,5 mi
25 Implantação de ponte/viaduto km 17,6 R$ 2,2 mi
25 Implantação de ponte/viaduto km 20,34 R$ 2,2 mi
7 Reforço de ponte/viaduto sobre Arroio do Gil R$ 0,7 mi
7 Reforço de ponte/viaduto sobre Arroio Porto R$ 0,7 mi

 

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