Na Praça das Poesias, as luzes de Natal estão por toda parte e chamam à atenção pela riqueza de detalhes . Foto: divulgação Associação Com. São Paulo

Nos bairros São Paulo e Germano Henke decoração chama à atenção pela riqueza de detalhes

Com a chegada do mês de dezembro, o espírito natalino invade a cidade trazendo uma das épocas mais colorida e iluminadas do ano. Seja no Centro de Montenegro ou nos cantinhos especiais dentro das comunidades, a ideia é viver a essência do Natal. Pensando nisso, as associações comunitárias dos bairros São Paulo e Germano Henke entraram no clima e decoraram suas pracinhas com apoio de parceiros e moradores.

Para deixar a decoração mais especial no bairro São Paulo, até presépio foi montado

Com cascatas brilhantes, árvore de natal, presépio e enfeites, a Praça das Poesias encanta quem passa pelo local e se depara com a ornamentação. Para o secretário da associação do bairro São Paulo, Victor de Oliveira, a iniciativa contribui tanto para o engajamento dos moradores quanto para a integração. “Essa foi uma forma de levantar a autoestima da nossa comunidade”, explica. “Quando os moradores estão empolgados e veem as coisas acontecerem, eles se motivam e acabam abraçando outros projetos, e é isso que estamos percebendo agora”, comemora.

Essa foi a primeira vez que a praça recebeu esse tipo de decoração e isso tem um motivo. De acordo com Victor, o local, que estava precisando de algumas intervenções, foi revitalizado em setembro e despertou a vontade da comunidade em desenvolver atividades na área de lazer.

“Alguns membros da associação fazem parte de um projeto, a Global Communities, que é uma iniciativa de capacitação comunitária, e uma dessas ações foi justamente a de revitalizar a praça”, detalha Oliveira. “Houve todo um movimento nosso [associação], do projeto e da comunidade, porque tudo é feito com a parceria dos moradores, e como o lugar ficou bem bonito e aconchegante, pensamos em desenvolver atividades para que o espaço não caísse em desuso novamente, então pensamos em algo para o Natal.”

Um dos maiores símbolos da data, a árvore de Natal na pracinha da entrada do bairro Germano Henke faz a alegria das crianças e encanta os adultos

Simplicidade encanta
No bairro Germano Henke, a simplicidade da decoração se mistura com a grandeza da alegria dos moradores em ter um dos maiores símbolos bem na entrada da comunidade: a árvore de natal. Confeccionada pelos próprios moradores, o artefato contém materiais reciclados, enfeites dos mais variados tipos e muito carinho envolvido, como conta o presidente da associação do bairro, Everson Gilmar dos Santos.

“Já tinha uns três anos que ninguém fazia nada nesse sentido, então tive a ideia de retomar a decoração na praça para que as crianças não percam esse espírito natalino, já que ele vive no imaginário das pessoas”, disse o presidente, que ainda revelou como foi a montagem da árvore. “Contei com contribuições de R$ 2,00 de alguns moradores para comprar as luzes, mas o resto todo mundo ajudou, como a guria que fez o laço e o rapaz que subiu para colocar os enfeites.”

Iluminada, Praça das Poesias tem até árvore de Natal

Programação
No clima natalino, as associações de comunitárias dos bairros São Paulo e Germano Henke preparam uma programação repleta de atividades. Neste domingo, 8, a chegada do Papai Noel irá fazer a alegria da criançada, a partir das 18h, na Praça das Poesias. Na ocasião, além da distribuição de doces e pipoca para as crianças, os visitantes também poderão comprar bolos e refrigerantes na tendinha de lanches da associação. “Todo o dinheiro arrecadado será investido em manutenções da praça”, destaca Victor de Oliveira.

No bairro Germano Henke, a programação está marcada para o dia 24 dezembro a partir das 14h, quando a associação realizará uma tarde de atividades com as crianças. Conforme o presidente da entidade, o local ainda será definido entre o pavilhão da comunidade ou praça do bairro. O evento terá distribuição de doces, apresentações de dança e brincadeiras.

Deixe seu comentário